segunda-feira, 27, maio, 2024

Teatro Municipal recebe dois eventos hoje

Abertura do Território da Arte tem início às 19 horas, com entrada gratuita

Mais lido

Dois eventos da Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e da Fundart, movimentam o Teatro Municipal nesta quarta-feira (8), quando é comemorado o Dia do Artista Plástico: a apresentação do livro “Paulo Mascia – Araraquara, a cidade e sua gente” às 19h, e a abertura do Território da Arte de Araraquara às 19h30.

A obra “Paulo Mascia -Araraquara, a cidade e sua gente” reúne a visão que o artista Paulo Mascia (1919-1991) tinha sobre Araraquara, e é explorada por meio de telas com apresentação da cidade e de crônicas que foram publicadas no jornal “O Imparcial”, além de depoimentos e biografia.

Com 200 páginas, o livro é uma proposta da artista Rita Michelutti, curadora desta edição do Território da Arte, e vem sendo produzido por uma equipe de profissionais. Para a produção do livro, a cidade recebeu uma emenda do então deputado federal, hoje Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, articulada pelo mandato da vereadora Fabi Virgílio.

Vale destacar que a Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico está iniciando o mapeamento das obras de Paulo Mascia em Araraquara. “Gostaríamos de convidar a população para nos ajudar a fazer um mapeamento das obras do Paulo Mascia, artista tão importante para a cidade. Quem tiver alguma de suas obras, entrar em contato com a Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico na Secretaria Municipal de Cultura. O fone é o (16) 3322-2770.”

Após o lançamento do livro, será realizada a abertura do Território da Arte de Araraquara, às 19h30. O público poderá prestigiar as obras dos 83 artistas selecionados para a mostra, já que todas estarão em exposição no teatro. Entre as obras selecionadas, 4 delas foram premiadas, sendo o “Prêmio Destaque” para Luiza Poeiras Amorim, Marcos Shigueo Akasaki e Marina Ceglie da Silva; enquanto o “Prêmio Referência” ficou com Thiago Nevs.

A mostra de Artes Visuais da Prefeitura de Araraquara pode ser conferida de segunda à sexta-feira, das 9 às 17h, até o próximo dia 08 de junho.

Toda a programação realizada pela Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico é gratuita. O Teatro Municipal de Araraquara está localizado na Av. Bento de Abreu, s/nº, na Praça Lívio Abramo, localizada no Jardim Primavera.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias