segunda-feira, 20, maio, 2024

Teatro Municipal tem dança gratuita no final de semana

Sábado e domingo com apresentações para celebrar o Dia Internacional da Dança

Mais lido

O Dia Internacional da Dança será celebrado neste final de semana, no sábado e domingo, 27 e 28 de abril, com espetáculos gratuitos no Teatro Municipal de Araraquara. Os ingressos devem ser retirados uma hora antes do início da apresentação (até 2 ingressos por pessoa).

No sábado, às 20h, será apresentado o espetáculo “Escarcéu”, com a Cia. Etra de Dança; já no domingo, duas apresentações estão na programação, às 16h e 19h, com apresentações de artistas, escolas, grupos e projetos de dança de Araraquara.

Ainda, uma aula inaugural da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD), denominada “Principia a alvorada”, abre a programação às 9h, destinada especialmente aos familiares dos alunos.

A inclusão da aula inaugural da EMD na programação comemorativa ao Dia Internacional da Dança tem uma importante dimensão simbólica: representa também o retorno da escola ao palco do Teatro Municipal de Araraquara.

Além da apresentação dos novos 132 alunos ingressantes, duas coreografias serão apresentadas em homenagem aos novos alunos: “Amarelo”, com os alunos de 5º e 6º ano, coreografadas pelas professoras Ana Paula Picco e Renata Pestana, e “Latinoamerica”, do professor e coordenador artístico Carlos Fonseca, com o Núcleo de Formados e Formandos da EMD.

De acordo com Carlos Fonseca, “como o tema do ano da escola é ‘O samba: da diáspora baiana ao quilombo contracolonial’, o título da aula inaugural faz referência a duas músicas que serão apresentadas, ‘Principia’, do Emicida, e ‘Alvorada’ de Cartola, numa alusão a este momento de chegada dos novos alunos em sua trajetória de cinco anos na EMD Iracema Nogueira.”

Vale lembrar que o Dia da Dança foi criado em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança (CID) da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). A data foi escolhida em homenagem ao nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), um mestre do balé francês que ficou conhecido por ter escrito uma das obras sobre a dança mais importantes da história, Lettres sur La Danse ou “As Cartas Sobre a Dança”, em português.

Apenas por coincidência, a data está associada a uma personalidade brasileira de importância no balé, Marika Gidali, bailarina co-fundadora do Ballet Stagium em São Paulo, que também nasceu no dia 29 de abril.

O Teatro Municipal de Araraquara está localizado na Av. Bento de Abreu, s/nº, na Praça Livio Abramo.

Escarcéu

“Escarcéu” é o nome do espetáculo daCia. Etra de Dança – a palavra é sinônimo de algazarra, gritaria, escândalo, alvoroço, choradeira, clamor, agitação, alarme, barulho, esgotamento, cena e espetáculo.

Já o antônimo de escarcéu, pode ser: silêncio, organização, repouso, calmaria, ordem, além de palavras relacionadas, como: discussão, desacordo, exagerar, importância, tormenta, desordem, bagunça e onda do mar.

Agora imagine um espetáculo de dança, onde corpos juntam todos os sinônimos, antônimos e palavras relacionadas… que mistura surgiria disto? Que matéria se constrói através disto?

É por meio desta mistura que o público poderá apreciar o espetáculo da cia. de Santos, com direção de Ariadne Fernandes e Edvan Monteiro, e que tem no elenco: Ariadne Fernandes, Tamara Tanaka, Thays Oliveira, Rodney Cardoso, Marcelle Lemos, Gabriel Rosário, Juliana Melhado, Diez e Alessandra Santana.

A classificação é para 16 anos.

Apresentações do domingo

No domingo, as duas apresentações, às 16h e 19h, reúnem um time de aproximadamente 400 artistas da dança. Vale destacar que as apresentações contam com participações e coreografias diferentes.

Na apresentação das 16h serão 15 coreografias, com a participação de: Centro de Convivência Social Maria Velho Temponi (Creche Azul), Talento Academia de Dança, Viva Flashback / Studiob, Al Fayun, Fundesport (Fundação de Amparo ao Esporte do Município de Araraquara),Projeto Adote Os Bailarinos, Studio Elaine Jalilah, Caroline Deléo Escola de Dança, Viva Academia,Clube Palmeiras, Art Dance Academia de Ballet, Sede Embalanço, Secretaria de Esportes de Araraquara, Departamento de Cultura de Américo Brasiliense, e Escola de Dança Estilo Livre.

Já a sessão da noite, às 19h, são 18 coreografias, com: Fundesport Araraquara, Núcleo de Dança Renata Pestana, Núcleo de Dança Silvia Mello, Instituto Fábrica de Vencedor, Centro Ritmus de Artes e Bem Estar, Vivaldi Studio de Arte e Dança, Escola de Ballet Renata Crespi, Núcleo de Formandos e Formados da EMD, Estúdio Maah Cayres, Núcleo de Dança Sesi Araraquara, Studio de Dança Juliana Oyakawa, Clube 22 de Agosto, Aflora Dança e Arte, Núcleo de Artes Integradas, Studio Flex Pole Dance, Grupo Faces, Studio de Dança Marcio & Tairine, e Academia Mundo da Dança.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias