segunda-feira, 27, maio, 2024

Território da Arte realiza oficina de desenho e escrita criativa em frente ao Palacete das Rosas

Atividade na manhã deste sábado (11), com Jaqueline Franco, tem foco no desenho e escrita criativa

Mais lido

A 21ª edição do Território da Arte de Araraquara realiza neste sábado, 11 de maio, a oficina de desenho e escrita criativa “Quadros Urbanos – o instante do olhar”, com Jaqueline Franco, às 9 horas, em frente ao Palacete das Rosas (sede da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, localizado ao lado da Prefeitura de Araraquara).

De acordo com Jaqueline Franco, a oficina “Quadros Urbanos” busca proporcionar a experiência do tempo e despertar o olhar do indivíduo para o ambiente urbano e sua relação com o patrimônio, capturando um “frame” (quadro) daquele instante, materializando-o com técnicas de desenho de observação e de escrita criativa.

Neste exercício do desenho e da escrita criativa como forma de registro, o participante vai experimentar um olhar crítico sobre o urbano e suas subjetividades, despertando a percepção do ambiente urbano como patrimônio cultural. Assim, será observado o papel do ser humano e sua ocupação no espaço a fim de acessar a sensibilidade e o pertencimento, para obter questionamentos que visem melhorar o espaço em que transita e ocupa.

“A proposta desta oficina alinha-se com o tema do Território da Arte, ‘Cada Instante é Sempre’, enquanto incentiva a percepção do patrimônio cultural, que o ambiente urbano apresenta, através do desenho e da escrita criativa como recursos de registro, promovendo a interação e a percepção do pertencimento”, aponta Jaqueline.

No conteúdo, serão abordados: a escrita criativa e suas modalidades; a técnica “Frame” como acessório do desenho de observação; desenho live, técnica para o desenho em aquarela e técnica para a escrita criativa: mista (colagem, lettering – entre outras).

Podem participar adolescentes, jovens e adultos, interessados em desenho e expressões gráficas. A atividade gratuita não necessita de inscrição prévia, basta chegar e participar.

O Território da Arte de Araraquara é uma realização da Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, com toda programação gratuita. A programação pode ser acompanhada pelo site e redes sociais da Prefeitura de Araraquara, assim como o Instagram do Território da Arte (https://www.instagram.com/territoriodaarteararaquara/).

Jaqueline Franco – Nascida em São Paulo/SP, em 1967, foi escrevente no Tribunal de Justiça de 1986 a 2019.Sempre interessada em Artes, Comunicação e Psicologia, experimentou o Teatro, o Cinema, aDublagem e a Fotografia, tem paixão por HQs, antigos e atuais, e alguns mangás maisespecíficos, que fazem parte de sua coleção.

Em 2008, mudou-se para Araraquara, onde reside atualmente. Graduou-se em Comunicação Social pela Universidade de Araraquara e é especialista em Produção Audiovisual para Multiplataformas, pela Unidade Federal de São Carlos.

É arteterapeuta formada pelo Instituto Freedom, em São Paulo, procurando unir suas vivências artísticas à busca do bem-estar e da saúde do ser.

SERVIÇO:

Território da Arte de Araraquara apresenta: Oficina de desenho e escrita criativa “Quadros Urbanos – o instante do olhar”, com Jaqueline Franco

Local: em frente ao Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva (Rua São Bento, 794 – Centro / ao lado da Prefeitura)

Data: sábado (11 de maio)

Horário: 9 horas

Grátis – sem necessidade de inscrição prévia

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias