Ações do Dia Municipal de Combate à Dengue trazem resultados positivos

Dia foi de trabalho em diversas frentes, com informação e vacinação para a população, além de ações de bloqueio, nebulização e limpeza pública

Mais lido

No último sábado (22), aconteceu o Dia Municipal de Combate à Dengue, iniciativa da EPTV com apoio da Prefeitura Municipal. A mobilização foi realizada no CRAS São Rafael e teve boa adesão dos moradores. Os arredores do bairro ainda tiveram ações de bloqueio e remoção de materiais inservíveis. Diversos outros serviços públicos aconteceram simultaneamente em outras regiões da cidade.

A secretária de Desenvolvimento Social, Meire Laurindo, avaliou positivamente as atividades. “Foi um evento maravilhoso, onde pudemos contar com diversas parcerias com as outras pastas, como a secretaria de Esporte, da Cultura e a Vigilância em saúde. Tivemos diversos equipamentos levando o melhor para a população de Araraquara”. Em conversas com os moradores, Meire ouviu demandas e recebeu elogios pela iniciativa. “As pessoas gostaram bastante e falaram sobre a necessidade e a importância de realizar mais ações como esta”, completou.

Dia de vacinação

A vacina contra a dengue foi aplicada durante o evento, e também nas unidades de saúde que abriram no sábado – Victorio de Santi, Parque São Paulo, Maria Luiza e Vale do Sol – e no Céu das Artes, totalizando 151 doses. No entanto, a cobertura ainda é baixa, com apenas 6,13% do público-alvo com o esquema vacinal completo, e 20,6% com a primeira dose. O imunizante continua disponível em todos os postos de vacinação da cidade para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos de idade. O intervalo entre as doses é de três meses.

Ações de bloqueios em várias regiões

Ainda na região do Jardim São Rafael, agentes da prefeitura e cooperados realizaram ações de bloqueio em 188 imóveis e nebulização em 86 deles. Sete caminhões retiraram 1.420 quilos de materiais inservíveis e mais de duas toneladas de madeira.

Os trabalhos seguiram por outros locais: no condomínio Flamboyants foram vistoriados 203 imóveis, resultando na eliminação de 13 criadouros do mosquito Aedes aegypti. Já no condomínio Buona Vita, 44 residências foram visitadas, sendo feita nebulização em 43.

Limpeza pública continua

Além da programação do evento, sábado também foi dia de muito trabalho para as equipes de limpeza pública. Foi feita a roçada em seis praças na região da Vila Xavier e Jardim das Estações, na área de lazer do Jardim São Rafael, nos canteiros centrais da Av. Pastor Antônio da Silva e no Parque Pinheirinho, além de varrição no Parque Infantil.

Para a semana que antecede o carnaval já estão programadas mais ações: roçada dentro do Cemitério dos Britos, limpeza na Rua Mahiba Marcha (ao lado dos condomínios), na rua 8 (entre Av. da Saudade e Av. Espanha, em frente à Odonto Unesp), na Rua dos Eletricitários e na unidade de saúde do Jardim Santa Lúcia.

Números da dengue

Na mais recente atualização, Araraquara tem 891 casos confirmados de dengue, com outros 436 aguardando resultados de exames. Até o momento, 14 pessoas estão internadas.

Mais Artigos

Últimas Notícias