domingo, 7, julho, 2024

Altura de degrau compromete acessibilidade no transporte público de Araraquara 

Vereadora Fabi Virgílio (PT) defende adaptação da frota para altura padrão de 20 cm

Mais lido

O primeiro degrau dos ônibus utilizados para transporte público em Araraquara tem entre 40 e 50 centímetros, quando a altura ideal que visa a prevenir lesões e tornar mais acessível o embarque no ônibus é de 20 centímetros. Diante disso, a vereadora Fabi Virgílio (PT) solicita que a Prefeitura obrigue as empresas concessionárias responsáveis pelo serviço, atualmente sob a gestão do Consórcio Araraquara de Transportes (CAT), a adaptarem sua frota. O pedido consta da Indicação nº 3072/2022.  

No documento, a vereadora reproduz a seguinte fala do ortopedista José Guataçara: “As pessoas que têm problemas articulares de coluna e joelho são aquelas que mais sofrem, as pessoas idosas sofrem mais ainda. E as pessoas que têm problema de joelho são idosas e obesas, há uma sobrecarga. Essa sobrecarga vai antecipar cada vez mais essas lesões de joelho e elas vão sentir dor”, afirma o médico, ao defender a altura de 20 centímetros para o primeiro degrau dos ônibus.  

Fabi conta ter recebido diversos relatos da população sobre as dificuldades de acessibilidade no transporte público municipal. “Sabemos que as cidades estão em transição, pois herdamos uma cidade que não é acessível e que mantém muitos obstáculos que prejudicam a vida plena e ativa dos idosos e das crianças. Por esse motivo, acreditamos que um passo possível e de grande impacto a longo prazo para melhorarmos nossa relação das pessoas com a cidade seja através dessa adaptação nos ônibus municipais, pois, muitas vezes, é o único meio de locomoção que elas têm. Além disso, seu uso é diário”, defende Fabi.   

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias