sábado, 15, junho, 2024

Araraquara conta com 193 agentes comunitários de saúde em atividade

Em resposta ao vereador João Clemente (Progressistas), Município informou que está realizando processo seletivo para contratação de mais profissionais

Mais lido

No início de abril, o vereador João Clemente (Progressistas) encaminhou um requerimento à Prefeitura, solicitando informações sobre o quadro de defasagem dos agentes comunitários das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

            “Recebemos um número significativo de reclamações dos moradores em relação à ausência de agentes comunitários de saúde nas UBSs. É crucial que a administração municipal priorize essas questões e tome medidas imediatas para abordar as preocupações dos munícipes em relação à carência de profissionais nesse setor, para agir de forma proativa e eficiente, podendo melhorar significativamente a qualidade de vida e a segurança na comunidade”, apontou o parlamentar no documento, no qual fez alguns questionamentos.

Em resposta, a coordenadora executiva de Atenção Básica, Talitha Martins, informou que a Atenção Básica do município é composta por unidades de saúde de modelo tradicional, ou seja, os Centros Municipais de Saúde (CMSs), bem como unidades de Saúde da Família. “Araraquara adotou a Saúde da Família como estratégia prioritária de expansão e consolidação da Atenção Primária à saúde, como prevê a legislação.”

Sobre o quadro de agentes nas UBSs, ela detalhou que a figura do agente comunitário de saúde (ACS) está prevista apenas para as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), conforme a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB).

A Portaria nº 2436, de 21 de setembro de 2017, do PNAB, determina que a Equipe de Saúde da Família (ESF) deve ser composta, no mínimo, por médico, preferencialmente da especialidade medicina de família e comunidade; enfermeiro, preferencialmente especialista em saúde da família; auxiliar e/ou técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde (ACS). Podem ainda fazer parte da equipe o agente de combate às endemias (ACE) e os profissionais de saúde bucal: cirurgião-dentista, preferencialmente especialista em saúde da família, e auxiliar ou técnico em saúde bucal.

A política coloca ainda que o número de ACSs por equipe deverá ser definido de acordo com base populacional, critérios demográficos, epidemiológicos e socioeconômicos, de acordo com definição local. Em áreas de grande dispersão territorial, áreas de risco e vulnerabilidade social, recomenda-se a cobertura de 100% da população com número máximo de 750 pessoas por ACS.

Defasagem

A representante da Saúde pontua que, em 8 de fevereiro de 2023, a Coordenadoria Executiva de Atenção Básica solicitou abertura de processo seletivo para contratação de agentes comunitários de saúde. “O Edital nº 702/2023 foi realizado para provimento das vagas e encontra-se em fase de chamamento. Como ele não foi suficiente para o preenchimento das vagas, esta Coordenadoria solicitou abertura de novo processo seletivo. O Edital nº 705/2024, que se encontra em andamento, teve aplicação de prova em 21 de abril deste ano. Tal processo seletivo foi solicitado justamente devido à necessidade de provimento das vagas de ACSs junto às equipes de ESF.”

Sobre as queixas de munícipes, Talitha afirma que a Gerência de Ouvidoria da Secretaria Municipal da Saúde informou que não existem queixas formalizadas contendo reclamações relativas à falta de agentes comunitários de saúde em quaisquer equipes do município. “No momento, Araraquara conta com a presença de 193 agentes comunitários de saúde atuantes nas equipes. Outros agentes encontram-se afastados por licença para tratamento de saúde, licença-maternidade ou licença sem remuneração. Conforme citado, o número de agentes comunitários de saúde será definido de acordo com a população cadastrada, não podendo ultrapassar o número de 750 pessoas por agente. Neste sentido, as equipes são devidamente treinadas para realizar o cadastramento, mapeamento e distribuição do território de forma a cumprir a legislação.”

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias