Araraquara foi uma das 20 cidades paulistas contempladas com um caminhão-pipa com capacidade para 12 mil litros de água, entregue pelo Governo do Estado de São Paulo nesta terça-feira (1º), em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes. O veículo reforçará as ações da Defesa Civil no enfrentamento à estiagem, no combate a queimadas urbanas e incêndios em áreas rurais. O investimento total para aquisição dos caminhões é de R$ 10 milhões.
Presente no evento, o prefeito de Araraquara, Dr. Lapena, destacou a relevância da conquista para o município. “É uma grande honra para Araraquara estar entre as cidades escolhidas. Esse caminhão representa mais agilidade nas respostas da Defesa Civil e demonstra o reconhecimento do trabalho que vem sendo feito na proteção da nossa população e do meio ambiente”, afirmou. Ele esteve acompanhado do coordenador da Defesa Civil do município, coronel Alexandre Luis dos Santos, que enfatizou: “O veículo vai aumentar nossa capacidade de combate a incêndios, principalmente em queimadas urbanas e rurais, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.”
Durante a solenidade, o governador Tarcísio de Freitas reforçou o papel estratégico da Defesa Civil nos municípios. “Falamos muito sobre grandes obras, mas são ações como essa que fazem diferença no dia a dia das cidades. A Defesa Civil é movida por ações técnicas de planejamento e compromisso em proteger o cidadão”, declarou.
A entrega do caminhão-pipa faz parte de um pacote mais amplo de investimentos do Governo do Estado, que totaliza R$ 114 milhões em obras, convênios e equipamentos para ampliar a capacidade de resposta frente a desastres e emergências. Entre os anúncios, estão 36 convênios para aquisição de viaturas, 51 para obras de contenção de riscos, além da entrega de 100 veículos e 199 equipamentos de combate a incêndios. Segundo o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Henguel Pereira, “estamos entregando equipamentos e obras que salvam vidas, protegem comunidades e fortalecem a presença da Defesa Civil em todo o Estado”.