Araraquara registrou nesta sexta-feira mais 19 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 3,59% de 529 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos testados na busca ativa. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 8,5%, sendo 17 positivados de 200 amostras.
Em relação às testagens ampliada de assintomáticos realizadas nos setores econômicos e sociais e no Terminal Central de Integração, foram aplicados um total de 329 testes no dia 28 de outubro, com 2 positivados.
Portanto, agora Araraquara tem 30.909 casos confirmados de Covid-19.
Do total de confirmados, 171 permanecem em quarentena e 30.141 já saíram. Aguardam resultado de exames 160 amostras.
Para consultar o resultado de exames no site da Prefeitura, basta acessar o campo Resultados de Exames (COVID-19), preencher com o número do CPF ou do cartão SUS e aceitar o termo de confidencialidade das informações. O site também fornece as orientações de como agir, de acordo com o resultado do exame.
Hoje, 14 pacientes estão internados. Destes, 8 estão em enfermaria, 1 suspeito e 7 confirmados, e 6 estão em UTI, 2 suspeitos e 4 confirmados.
Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 10% de leitos de enfermaria e 12% de UTI.
Hoje, o Hospital São Paulo tem 5 pacientes, o Hospital São Francisco tem 1 paciente, o Hospital de Campanha tem 4 pacientes e o HEAB tem 4 pacientes.
Do total de 14 pacientes internados, 10 são moradores de Araraquara e 4 residem em outros municípios. Eles são de Américo Brasiliense, Porto Ferreira, Santa Bárbara D’Oeste e São Carlos.
Araraquara registrou, até o momento, 597 óbitos decorrentes de Covid-19. Não houve registro de óbito nas últimas 24 horas.
Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.
Vacinação
A Secretaria Municipal da Saúde informa que amanhã, sábado, será realizado plantão de vacinação contra a Covid-19, das 8 às 12 horas, somente no drive-thru do Cear.
Serão aplicadas a terceira dose nos idosos com 60 anos ou mais e nos profissionais da saúde que tenham tomado a segunda dose há pelo menos seis meses. E também será feita aplicação da primeira e segunda doses em adolescentes de 12 a 17 anos, maiores de 18 anos, gestantes, lactantes e puérperas.
Somente não será vacinado neste plantão o grupo de pessoas imunossuprimidas, com HIV, transplantadas e pacientes em tratamento quimioterápico, que são atendidos na unidade do Sesa. Esse grupo continuará sendo vacinado a partir de quarta-feira, dia 3, no Sesa.
Lembrando ainda que, segundo documento técnico, os adolescentes de 12 a 17 anos que estiverem sem acompanhante devem apresentar termo de assentimento, com assinatura de responsável, inclusive na aplicação da segunda dose.
O termo está disponível para impressão no site da Prefeitura.
A Comissão de Organização de Vacinação do Município se reúne hoje para deliberar sobre o avanço do calendário municipal a partir de quarta-feira, dia 3 de novembro. Todas as informações serão divulgadas a seguir, no site da Prefeitura e no material divulgado nas redes sociais.
O município continua avançando na vacinação contra a Covid-19: já foram aplicadas 386.512 doses, sendo 198.137 da primeira dose, 171.345 da segunda dose e dose única e 17.030 de terceira dose.