A assessoria da Juventude da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de Araraquara esteve presente no Conexidades 2026, realizado pela Coordenadoria Estadual da Juventude em Campos do Jordão, na última quinta-feira (18). Além de apresentar experiências de sucesso que fortalecem as políticas públicas voltadas à juventude, o município recebeu, em nome da Câmara Municipal, o Certificado “Município Amigo da Juventude”. O reconhecimento é concedido às cidades que demonstram compromisso com a promoção de oportunidades, inclusão e garantia de direitos para a população jovem.
O compromisso de Araraquara com a Agenda Jovem rendeu ao município a conquista de uma verba de R$ 200 mil, viabilizado pela Coordenadoria Estadual da Juventude. O valor será destinado à implantação do Espaço da Juventude e à aquisição de um carro para o espaço, com entrega prevista para esse ano.
A conquista, recebida pela assessora da Juventude de Araraquara, Karin Evelin, reforça os esforços na construção de um futuro com mais oportunidades para a juventude araraquarense.
Ainda durante o evento, Karin foi palestrante em um painel sobre boas práticas em políticas públicas para a juventude, compartilhando sua experiência na articulação e desenvolvimento do programa SP Jovem no município. Na oportunidade, apresentou o projeto “ANDAÍ”, desenvolvido pela “Paulista Jr.”, empresa júnior da UNESP Araraquara, dentro da iniciativa, que conquistou o 2º lugar entre todos os projetos participantes do Estado de São Paulo.
Para a assessora, esta foi uma oportunidade de reafirmar o protagonismo de Araraquara nas pautas voltadas à juventude, evidenciando o trabalho conjunto realizado pelo poder público, instituições de ensino e demais parceiros. “Esses resultados demonstram que Araraquara tem tratado a pauta da juventude com seriedade e inovação. O reconhecimento estadual fortalece nosso compromisso de ampliar oportunidades, incentivar a participação dos jovens e desenvolver projetos que transformem realidades”, completa Karin.































