Araraquara recebe pela primeira vez sistema por satélite para monitorar queimadas urbanas

Tecnologia inovadora é testada gratuitamente por 60 dias e permite identificar focos de incêndio em tempo real, enviar alertas automáticos e prever eventos climáticos extremos

Mais lido

Araraquara passou a testar nesta segunda-feira (14), pela primeira vez, um avançado sistema de Monitoramento de Alertas de Focos de Incêndio por satélite. A iniciativa é fruto de uma parceria com uma empresa privada de tecnologia, que ofereceu a plataforma como cortesia por 60 dias. A ação é coordenada pela Prefeitura, por meio da Defesa Civil, com apoio do Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente.

O sistema permite monitoramento 24 horas por dia, sete dias por semana, com envio automático de alertas por SMS, e-mail, Telegram e navegador. Entre as funcionalidades, estão mapas de risco por região, rotas rápidas até os focos de incêndio, histórico de ocorrências e cobertura de até 10 km ao redor das áreas monitoradas. O programa inclui ainda uma plataforma climática com previsões de até seis meses e alertas de geada, raios e chuvas intensas.

Segundo o coronel Alexandre Luis dos Santos, subsecretário da Defesa Civil de Araraquara, a tecnologia também será usada no período de chuvas, para monitoramento de enchentes e alagamentos. “É um avanço importante. Essa ferramenta nos permite agir antes mesmo da população perceber o risco. As mudanças climáticas exigem preparo e resposta rápida”, destacou.

A população pode receber os alertas da Defesa Civil gratuitamente, enviando um SMS com o CEP de Araraquara para o número 40199. Em caso de emergências, os contatos são: 193 (Bombeiros), 199 (Defesa Civil), 153 (Guarda Municipal) e 190 (Polícia Militar). Boletins climáticos e informações atualizadas também estarão disponíveis no Instagram: @defesacivil.aqa.

Mais Artigos

Últimas Notícias