quinta-feira, 18, julho, 2024

Assentamento Bela Vista retoma tradicional festa junina

Integrantes da Associação Pé Vermelho explicam as atrações dos dias 21 e 22 de junho

Mais lido

O Canal Direto com a Prefeitura foi realizado nesta terça-feira (19) diretamente do Assentamento Bela Vista para ouvir Ana Flávia Flores e Cássia Regina dos Santos, integrantes da Associação Pé Vermelho, para falar sobre o retorno da tradicional Festa Junina do Assentamento.

Segundo Ana Flávia, após uma paralisação de cinco anos, a Festa do Assentamento Bela Vista será retomada nesta sexta-feira, dia 21, e neste sábado, 22 de junho, com comidas e bebidas típicas, além uma série de atrações culturais.

Conforme acrescentou, com apoio da Prefeitura e do Sesc, a expectativa dos organizadores da festa, que será realizada no terreiro do assentamento, ao lado do antigo casarão, é reunir até sete mil pessoas nos dois dias, entre assentados e visitantes de Araraquara e de cidades da região.

Além de propor uma maior integração entre as comunidades rural e urbana, a Festa do Assentamento Bela Vista também terá caráter solidário, com as presenças das barracas do Lar Nosso Ninho e da Comunidade Nossa Senhora do Carmo, e da Cooperativa das Dondorcas, entre outras.

Realizada também com a proposta de manter a riqueza cultural rural, a Festa Junina do Assentamento, que teve início nos anos de 1990, além de oferecer uma culinária típica e especial, também distribuirá gratuitamente 400 quilos de alimentos, entre pipoca e doces de mamão e abóbora, segundo Cássia Regina. 

Na sexta-feira, as atrações incluem o batismo da fogueira, o hasteamento do mastro de São João, um terço religioso e as apresentações culturais, com músicas caipiras por artistas locais e de Araraquara, forró pé de serra e danças populares, além da tradicional quadrilha junina.

No sábado, dia 22, no segundo dia de festa, se repetem as atrações musicais e de dança, incluindo uma oficina de viola e a dança do maracatu, entre outras apresentações.

Vale destacar que nas barracas solidárias e nas dos assentados, serão oferecidos diversos tipos de alimentação, como pastel, cachorro quente, canjica, curau e pamonha, caldos nordestinos, entre outros atrativos, tudo feito na hora e a preços populares.

“Além de buscar manter a tradição e um maior integração entre  assentados e urbanos, a Festa Junina do Bela Vista também visa o desenvolvimento econômica e social do assentamento”, garante Cássia Regina dos Santos.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias