sexta-feira, 1, março, 2024

Atriz e autora araraquarense, Laura Braz está cativando audiência nos palcos do país

Na última quinta-feira (19), o Teatro Araraquarense foi palco para a estreia do musical de Laura, intitulado "Rua das Ilusões"

Mais lido

Araraquara, conhecida como a “Morada do Sol”, tem cultivado ao longo dos anos uma rica cena cultural, alimentando talentos locais que brilham além das fronteiras da cidade. Uma dessas descobertas é Laura Braz, uma jovem atriz e autora, de 23 anos, que tem cativado audiências com sua presença nos palcos e envolventes narrativas.

Laura ingressou no teatro aos 10 anos de idade, passando por instituições culturais como a Casa da Cultura, SESI e CP Models, atualmente ela é atriz e autora.

Durante sua formação como atriz, Laura já havia realizado algumas experimentações na escrita, mas foi em 2018 que ela escreveu profissionalmente, começando com a elaboração de roteiros para produções audiovisuais, na qual roteirizou vídeos motivacionais para os atletas na Universidade Federal de São Carlos. Seus três roteiros totalizam mais de 100 mil visualizações, demonstrando a sua capacidade de inspirar e emocionar através das palavras.

Em 2020, o convite do araraquarense Denis Moraes, atualmente Produtor Cultural do Teatro Corinthians em São Paulo, marcou um ponto crucial na carreira de Laura. Foi nesse momento que ela teve a oportunidade de apresentar seu monólogo autoral, intitulado “Relato de uma Mente”, durante um período desafiador, a pandemia. A atriz e autora da apresentação conta que foi um desafio escrever um monólogo que ela mesma apresentaria com estreia em São Paulo. “O convite do Denis foi uma alegria, sou muito grata a ele e ao Édison Vieira por essa porta, ali pude concretizar meu primeiro passo como aspirante a dramaturga. Eu adoro explorar as nuances da vida, as relações que a compõem e, principalmente, o poder do nosso olhar sobre como o mundo nos afeta e como nós o afetamos. Por isso, o “Relato de uma Mente” foi inspirado em uma sessão de terapia de uma influencer digital, baseado nas minhas observações dentro de um consultório de terapia, foi um processo muito divertido que abordava sentimentos que escondemos, o público se divertiu e se emocionou”, disse Laura.

Na quinta-feira, 19 de outubro, o Teatro Araraquarense foi palco para a estreia do musical de Laura, intitulado “Rua das Ilusões”. O musical foi idealizado por Fábio Luz, cantor e músico araraquarense e escrito para o Grupo de Teatro local que trouxe à vida mais de 25 personagens complexos. Com uma narrativa ousada, “Rua das Ilusões” abordou temas sensíveis e urgentes, incluindo escolhas, drogas, abusos, violência doméstica, bullying, desigualdade social, sonhos e vícios, e tantas outras temáticas que podiam ser identificadas nas falas e ações dos personagens.

O impacto do musical foi imediato e profundo, com um público de mais de 300 pessoas saindo do espetáculo emocionadas e reflexivas. A abordagem corajosa de Laura expôs os problemas da nossa sociedade, com uma linguagem simples e próxima, levando os espectadores a se reconhecerem em muitos momentos da trama, independentemente da idade.

As músicas, coreografias e montagens contribuíram para a experiência do público, foi um espetáculo onde não havia cenário, somente objetos de cena e um quadro branco para que os telespectadores tivessem uma jornada única e transformadora. “Rua das Ilusões” não só entreteu, mas também desafiou as convenções, trazendo à tona questões importantes que tocam a todos. A mensagem profunda do espetáculo ressoou particularmente com pais, que um dia foram filhos, e em filhos, que um dia poderão ser pais, por isso o nome Rua das Ilusões, porque na estrada da vida, tudo pode acontecer como reflexo das nossas escolhas.

Ao perguntar para Laura o que ela sente ao estar entrando num mercado tão masculino o de autor, Laura diz: “Os homens ainda dominam muitos setores, e não é diferente no teatro e no audiovisual, mas acredito que é um espaço que nós mulheres estamos conquistando cada dia mais. Aqui em Araraquara tenho grandes referências, estou lutando para contar as minhas histórias, com as minhas visões enquanto ser humano e mulher, e não vou parar, o que depender de mim, buscarei trabalhar cada vez mais com mulheres da classe, nas suas diferentes categorias profissionais, sou muito grata a esse espaço!”.

Com grandes metas pela frente, Laura Braz almeja expandir seu alcance para grandes teatros, plataformas de streaming, televisão e o cinema brasileiro, tanto como atriz quanto como escritora: “Quero continuar estudando, tanto na interpretação, quanto na escrita. Eu gosto muito do que Stella Adler diz: Você não atua com as palavras do texto, você atua com a sua alma”, penso também que não se escreve apenas com palavras, mas sim traduzimos a nossa alma e imaginação. Quando escrevo um projeto é como se desse poder a minha imaginação e ela me fizesse lembrar que estou viva e posso levar vida para outros lugares, movendo e conectando a alma do escritor, do intérprete e do público”.

Após o sucesso do musical “Rua das Ilusões”, Laura Braz, está imersa em novos processos criativos, incluindo peça teatral infantil que destaca a importância da preservação ambiental no Cerrado Brasileiro do interior do estado de São Paulo, assim como a criação de roteiros para curta-metragem, além de estrear em breve três curta-metragens como atriz.

A cidade de Araraquara, já orgulhosa de suas realizações, aguarda ansiosamente os frutos das mais recentes empreitadas de Laura.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias