sábado, 6, julho, 2024

Baile do Carmo ganha destaque no “Canal Direto com a Prefeitura”

Alessandra Laurindo e Daniel Amadeu Martins Filho, o Costa, falaram sobre o evento que tem 135 anos de tradição

Mais lido

Programa produzido pela Secretaria Municipal de Comunicação, o “Canal Direto com a Prefeitura” desta terça-feira (27) contou com a participação da coordenadora de Políticas Étnico-Raciais, Alessandra Laurindo, e do presidente do Baile do Carmo, Daniel Amadeu Martins Filho, o Costa, que revelaram detalhes sobre o evento que tem uma tradição de 135 anos.

Alessandra destacou que o Baile do Carmo é uma importante ferramenta de valorização da cultura negra araraquarense. “Sem dúvida alguma, é um mecanismo fantástico de divulgação da cultura afro e o maior encontro afro-brasileiro. Não temos dúvida de que todos esses dias de festa reúnem uma grande porcentagem da população negra em Araraquara e acaba sendo esse cenário de encontros e reencontros. Para nós, é um orgulho imenso Araraquara ser anfitriã dessa festa. Hoje mesmo, pela manhã, eu estava passando pela Via Expressa e quando vi aqueles outdoors com a Paula Lima, já entrei no clima do Baile do Carmo. Aí percebemos que está chegando, a cidade já está mudando e o clima já é outro, já estamos pretejando”, comentou.

Costa salientou que o evento já recebeu pessoas de vários estados do Brasil e também de outros países. “Temos uma lembrança boa do pessoal de Guiné-Bissau, que veio em uma excursão, tem um amigo dos Estados Unidos que todo o ano trazia um presente e infelizmente faleceu. Eu falei ontem com a Andréia Moreira, filha do Moreira, grande compositor da Portela, que me disse que o pessoal está descendo para Araraquara. Então é água no feijão que o pessoal vem em peso”, brincou o organizador.

Alessandra falou sobre a integração das novas gerações com o propósito de manter viva a tradição do baile. “Eu quero exaltar muito o trabalho que o Costa faz porque ele está há 35 anos à frente da organização do baile, e quando eu comecei a frequentar o baile, o Costa já estava. A gente começou lá atrás, quando tinha um coquetel e aquela coisa dançante de me inspirar porque meus pais iam, minhas tias iam. E quando veio essa geração, fiquei feliz por já poder ir. Então, pegando esse exemplo, eu acredito que as novas gerações também têm essa expectativa de quando chegar a uma certa idade, poderem frequentar o baile e debutar no baile. Era nosso grande sonho poder colocar o melhor vestido, o melhor sapato. Se não tiver como comprar, eu vou alugar, mas eu vou ao baile de gala”, pontuou.

A coordenadora também destacou a relevância do Baile para a cidade. “

O baile não é do Costa e não é do Centro Afro, o baile é da cidade e é para a cidade de Araraquara. E por isso essa preservação tem que ser perpétua e tem que continuar. Essa mistura de gerações, dos nossos mais velhos, dos nossos mais novos, vai fluir e quem tem a consciência de saber que o baile não é do partido A, não é do partido B, não é de esquerda, não é de direita, o baile é da comunidade, vai ter a consciência de também dar continuidade”, acrescentou.
A programação terá início na quinta-feira (6) no Sesc, que receberá a Abertura do Baile do Carmo às 20h, com apresentação de Paula Lima. “E o bom da Paulinha é que ela vem com um show novo. Ela me falou que vai ser um show especial aqui para nós, com muito samba rock, swing e black music. Não vai precisar pegar ingresso, é chegar e entrar, mas tem que chegar cedo porque assim que der a capacidade, o Sesc não deixará mais entrar e o Sesc é rigoroso. Deixem a novela para depois”, aconselhou Costa.

No mesmo dia, às 22h, o Quintal do Carmo (Rua João Gurgel, 1368) receberá o show do grupo Jeito de Sambá e Rafaela Vaz. 
Na sexta-feira (7), o Orfanato Renascer (Avenida Papa Pio X, 835, Vila Maria Helena), receberá a Sexta Black a partir das 22h com Nereu Mocotó & Swing, Banda Balaio de Gato, Luizão Perna e DJ Gran Master Ney.

No sábado (8), às 14h, a Ascar (Estrada Abílio Augusto Corrêa, 200) receberá a Tarde de Futebol e Samba com Toninho Geraes e Banda, Júnior Barros e 4 no Samba. No mesmo dia, às 22h, o Salão do Orfanato Renascer receberá a Noite de Gala com a orquestra Jazz Big Band e DJ Rodrigo Rosa e Serginho Empório Nostalgia. 
No domingo (9), a SABSA (Avenida João Lupo, 155, Santa Angelina) receberá a Feijoada da Família das 12h às 15h. Às 14h, o Orfanato Renascer receberá o Botecão do Samba com Terreiro de Crioulo e 4 Goles de Samba.

Todas as informações referentes ao Baile do Carmo, com locais, horários e preços das entradas, reservas de mesa e contatos estão disponíveis nas redes sociais do Baile do Carmo.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias