sábado, 15, junho, 2024

Centro de Educação “Aléscio Gonçalves dos Santos” é entregue totalmente reformado

Prefeito Edinho destacou a relevância da educação integral em solenidade realizada nesta quarta-feira (22)

Mais lido

Em solenidade realizada nesta quarta-feira (22), o prefeito Edinho fez a entrega das obras de reforma do Centro de Educação (CE) “Aléscio Gonçalves dos Santos”, que fica na Av. Domingos Francisco de Paula, 21, Jardim Pinheiros.

Em sua fala, o prefeito valorizou a importância da educação integral praticada na unidade escolar. “Essa é uma escola que tem um papel muito importante. Penso que a educação integral é a única forma de construirmos um país mais justo. Claro que todas as políticas públicas são importantes, mas ao garantir à criança e o adolescente dentro da escola, efetivamente você prepara um adulto para que ele possa ter igualdade de oportunidades. Eu defendo a educação integral e penso que o Brasil só vai vencer de fato os seus índices negativos sociais e econômicos quando universalizar a educação integral”, comentou.

O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Paulo Landim (PT), também falou sobre a importância do espaço educacional. “Eu fico muito feliz em ocasiões como essa, pois proporcionar as melhores condições de ensino é questão de honra para essa administração. Esse espaço acolhe diariamente quase 500 crianças e adolescentes da nossa comunidade. Este momento é muito especial, pois marca a conclusão de um projeto que é um investimento no futuro dos nossos jovens. Este centro educativo é um exemplo de como a educação pode transformar vidas”, apontou.

A secretária da Educação, Clélia Mara dos Santos, também exaltou a relevância da educação integral. “É uma alegria estarmos aqui hoje. Vocês não têm noção do quanto, neste século, a educação e a educação integral são necessárias e importantes para que possamos colocar as nossas crianças e nossos adolescentes no caminho de uma ação de garantia de direitos, de aprendizagem ao longo da vida, de respeito ao próximo, e de aprendizagem de que, no respeito, no amor e na solidariedade, podemos fazer um mundo melhor. Esse é o papel central da educação integral, esse é o papel central da educação que quer continuar construindo um mundo onde o amor, o respeito e a solidariedade são partes constituintes da nossa ação como cidadãos e como pessoas humanas que estamos no mundo”, ressaltou.

A secretária de Saúde, Eliana Honain, que representou os gestores municipais no ato, falou sobre o papel dos profissionais da educação. “Agradeço a todos aqueles que diariamente formam homens e mulheres para essa vida, para o cotidiano e para todas as áreas possíveis. Agradeço a todas as professoras, as diretoras e também aquelas que apesar de aposentadas, continuam acompanhando o desenvolvimento na área educacional e prestigiando tudo aquilo que é importante. Essa escola integral é o grande desafio que temos, pois damos a essas crianças a oportunidade de aprender algo mais ao invés de estarem nas ruas. Essa sensibilidade da escola em tempo integral é o que temos para caminhar e desenvolver cada vez mais. Espaços como esse vão fazer a diferença na vida dos nossos adolescentes”, observou.

Ana Paula Franzini Perez, diretora da unidade escolar, declarou seu amor ao espaço. “Trabalhar aqui, para mim, não é um trabalho, mas um prazer. Quem me conhece sabe que eu vivo essa escola intensamente. Não foi um câncer que me tirou dela, não foram várias doenças que me tiraram daqui, porque eu não conseguia sair desse lugar. Esse lugar, para mim, é terapêutico. É aqui que eu tenho as coisas que eu mais amo, que são meus bichinhos e as crianças. Se eu puder fazer a diferença, nem que seja um pouquinho, na vida de cada uma, já valeu a pena ter vivido. E agradeço ao prefeito Edinho e a secretária Clélia, porque se não fossem eles, não teríamos essa reforma neste momento “, comentou.

A presidente do Conselho de Escola, Queli Carina Borges, agradeceu à Prefeitura pela obra concluída. “Como presidente do conselho, eu sei as dificuldades que são para conseguir fazer qualquer coisa dentro de um setor público. Isso faz com que a gente valorize mais ainda tudo o que foi e está sendo feito aqui. Em nome da escola, eu agradeço”, concluiu.

A unidade educacional atende 455 alunos matriculados, com idades entre 6 a 14 anos. A escola é uma unidade do Programa de Educação Integral, oferecendo ampliação da jornada escolar em regime de contraturno, com o objetivo de promover o processo de desenvolvimento e aprendizagem por meio de atividades diversas articuladas aos componentes curriculares e áreas de conhecimento da base nacional comum, com vivências e práticas socioculturais, corporais, afetivas, de relacionamento interpessoal, de educação ambiental, de acesso universalizado a bens e circulação por espaços e serviços.

Com um investimento de R$ 1.277.818,48, de recursos próprios da Prefeitura, as obras envolveram a reforma e manutenção dos prédios; impermeabilização das paredes; substituição do piso; manutenção dos caixilhos existentes e substituição de outros por caixilhos de vidro temperado; revisão da rede elétrica, entre outros serviços.

Também marcaram presença na cerimônia os vereadores Alcindo Sabino (PT), Filipa Brunelli (PT), Emanoel Sponton (Progressistas) e Gerson da Farmácia (MDB); a secretária Municipal de Obras e Serviços Públicos, Renata Bratfisch; o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Marcelo Mazeta; o superintendente do Daae, Delorges Mano; a ouvidora geral do Município, Fernanda Fegadolli Nascimento; Fernando Pachiega, que representou a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social; e Magali Braga Barbosa, professora e amiga do patrono Aléscio Gonçalves dos Santos.

O homenageado

O espaço leva o nome de Aléscio Gonçalves dos Santos, que foi um educador muito respeitado em Araraquara. Dedicou grande parte de sua vida ao ensino e à promoção da educação de qualidade na nossa cidade. Foi um defensor da gestão democrática nas escolas e trabalhou incansavelmente para envolver a comunidade escolar nas decisões educacionais.

Sua contribuição para a educação em Araraquara é lembrada com muito carinho e gratidão por todos que valorizam a educação como uma ferramenta para transformar vidas. Trabalhou em várias instituições educacionais na cidade, incluindo escolas das redes pública e privada. Também esteve envolvido em projetos e iniciativas relacionadas à educação em toda a cidade. Sua dedicação ao ensino e à gestão democrática nas escolas impactou positivamente muitas comunidades educacionais em Araraquara.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias