As lives (apresentações ao vivo) realizadas para a programação digital do Choro das Águas e Domingo no Parque trazem entretenimento para o final de semana. No sábado (19) e domingo (20) a programação começa 16h30 no canal da Prefeitura de Araraquara no Youtube.
O Choro das Águas agora é realizado aos sábados, enquanto o domingo recebe a programação do Domingo no Parque. As atrações, nos dois programas, são constituídas por lives com contação de história, das 16h30 às 17h, e atração musical, das 17h às 18h. A programação busca proporcionar momentos lúdicos e de lazer para toda a família, além de ser uma alternativa aos artistas e técnicos que continuam sem apresentações devido à pandemia da Covid-19.
Choro das Águas
O Choro das Águas apresenta a contação de histórias “A Lenda da Galinha D’Angola”, com Márcio Rocha e Samantha Caetano, às 16h30; seguida pela live musical “Toques do Raul”, com Josafá Dantas e convidados, às 17 horas.
A contação apresentada por Márcio e Samantha, traz “A Lenda da Galinha da D’Angola”. A Kerêre, como é chamada a Galinha D’Angola na África, está muito triste pois possui uma só cor na sua plumagem. Então ela se encontra com Dandalunda, que é a divindade que dá brilho às jóias e pinta todos os seres, que resolve então lhe dar novas cores. Kerêre ao se ver no espelho fica muito feliz e agradecida com suas novas cores e, assim, a Galinha D’Angola torna-se colorida como nós a conhecemos hoje.
“Josafá Dantas e Convidados” chega com a homenagem a Raul Seixas, lembrando que, aos 31 anos da morte de Raul Seixas, sua obra torna-se cada vez mais viva e atual. Com estilos musicais variados, Raul sempre transmitiu seu recado com grande maestria, seja no rock, brega-romântico, ritmos nordestinos e até no rap.
Neste contexto, Josafá apresenta seu show “Toques do Raul”, trazendo para o público os vários momentos deste grande compositor com releituras de algumas canções conhecidas, as chamadas “lado A”, como: “Gìta”, “Medo da Chuva”, “Tente Outra Vez” e outras que passaram desapercebidas, convencionadas como “lado B”, entre elas: “Aos Trancos e Barrancos”, “Sunsed”e “Mata Virgem”.
Acompanhado por Marcos Pires e Felipe Camacho, o show mergulha no universo reflexivo de Rauzito, proporcionando maior envolvimento do público com suas as letras cheias de metáforas, críticas e também poesia.
Domingo no Parque
Márcio Rocha e Samantha Caetano abrem a programação do Domingo no Parque, às 16h30, com a contação de histórias “O Patinho Feio”; depois, às 17 horas, é a vez do Trio Rapadura com Farinha se integrar ao programa, com uma live musical repleta de músicas do cancioneiro popular.
“O Patinho Feio”, de Hans Christian Andersen, é uma história que expressa sentimentos muito pertinentes à infância, quando crianças se enxergam como vítimas ou pensam que ninguém faz nada por eles. Essa história trata da individualidade, identidade e da sociedade, mostrando a necessidade de se encarar os medos, superar desafios, além da desconstrução de vítima, o surgimento do novo eu e a superação dos desafios. Márcio Rocha é diretor de produção, músico, compositor, cantor e educador musical, enquanto Samantha Caetano é contadora de estórias e estudante de Pedagogia.
Depois da contação, o Trio Rapadura com Farinha – formado por Felipe dos Santos no contrabaixo, Daniel Cestari na bateria e Márcio Rocha no violão – apresenta um repertório variado de forró, baião e xotes do cancioneiro brasileiro, interpretados com violão, baixo e bateria. Autores clássicos como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Dominguinhos e Amelinha animarão a tarde de domingo.