quinta-feira, 21, novembro, 2024

Conferência de Participação Popular chega à Região Oeste nesta terça (18)

CER "Eduardo Borges Coelho", no Jardim Morumbi, receberá encontro para reunir propostas da população a partir das 19h

Mais lido

Nesta terça-feira (18), às 19h, o CER “Eduardo Borges Coelho”, que fica na Rua Dr. Aldo Cariani, 245, Jardim Morumbi, sediará a Conferência da Zona Oeste, que será o quarto de cinco encontros com o propósito de reunir propostas para a Plenária Final, marcada para o dia 24 de junho na Biblioteca Municipal “Mário de Andrade” (Rua Carlos Gomes, 1729, Centro). Além dos encontros presenciais, as propostas podem ser feitas via link bit.ly/participopular.

O primeiro encontro aconteceu no dia 28 de maio no CER “José Pizani”, no Yolanda Ópice, enquanto a segunda reunião foi realizada no dia 4 de junho na Emef “Profª Altamira Amorim Mantese”, no Selmi Dei. O terceiro encontro foi realizado na última terça-feira (11) no CER “Rosa Ribeiro Stringhetti”, no Jardim América.

Realizada pela Prefeitura de Araraquara por meio do Conselho Municipal do Orçamento Participativo e da Coordenadoria de Participação Popular, que integram a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, a II Conferência Municipal de Participação Popular foi aberta no dia 25 de maio no Distrito Araraquara (antigo Cear) e tem o tema “Participar é viver em cidadania”. A abertura, que reuniu aproximadamente 800 pessoas, teve a presença do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo.

Próximas etapas

Nesta quarta-feira (19), o Centro de Referência da Mulher (Av. Espanha, 532, Centro) sediará a Conferência do Centro. Na Plenária Final, no dia 24, não será possível encaminhar propostas e serão votadas as propostas que vão permanecer ou não.

Participação popular

Vale destacar que a participação popular é um dos pilares do governo Edinho, que tem no Orçamento Participativo (OP) seu maior exemplo. O OP foi uma experiência iniciada de 2001 a 2008, na primeira passagem de Edinho como prefeito, e retomada em 2017. Por causa da pandemia e da impossibilidade de realização das plenárias, o programa não elegeu novas obras em 2020 e 2021, mas voltou a ser realizado em 2022. Considerando as obras sendo executadas e as que serão iniciadas, o investimento por meio do OP desde 2017 chega a R$ 100 milhões.  

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias