Nesta quarta-feira (23), o auditório da Biblioteca Municipal “Mário de Andrade” sediou o curso de formação sobre o “Protocolo de atendimento às mulheres em situação de violência e outras violações de direitos”, atividade que integrou a programação do “Agosto Lilás” em Araraquara.
A capacitação, voltada para profissionais da rede de serviços do município, foi realizada pela Escola de Governo e teve mediação de Mônica Favoreto (psicóloga, gestora de unidade do Núcleo de Articulações e Soluções da Escola de Governo) e Grasiela Lima (socióloga, professora e coordenadora executiva de Políticas para Mulheres). A formação do protocolo deve ser continuada e será feita uma vez por semestre.
Grasiela Lima aprovou os resultados do encontro. “O curso de formação contou com a presença de servidores e servidoras da Assistência Social, da Saúde, da Segurança Pública, da Educação e dos Direitos Humanos. Considero extremamente positivas as discussões empreendidas, a qualidade da participação desses profissionais que atuam nos serviços não especializados e especializados no enfrentamento à violência contra as mulheres, como CRAS, unidades de saúde, escolas, assim como o Centro de Referência da Mulher, o Centro de Referência LGBTQIA+ e Casa das Margaridas. Acredito que conseguimos atingir os objetivos no que se refere ao aprimoramento do atendimento prestado pela Rede, tendo em vista a capacitação dos seus agentes para detectar os riscos, identificar a violência não declarada, assistir e acompanhar a mulher em situação de violência, até que a mesma possa reorganizar a sua vida”, comentou.
Ela acrescentou outros conceitos abordados na atividade. “Também é importante mencionar que foram tratados aspectos étnicos do trabalho, como a preservação do sigilo, a garantia da segurança das informações, assim como a questão da humanização do atendimento através de uma atitude compreensiva, evitando julgamentos e respeitando o tempo e decisão da mulher que está em uma difícil e complexa situação de violência”, esclareceu.
A programação do “Agosto Lilás”, desenvolvida pela Prefeitura de Araraquara por meio da Coordenadoria Executiva de Políticas para as Mulheres, que integra a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, tem o propósito de promover a conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A campanha também busca dar visibilidade ao tema e ampliar os conhecimentos sobre os dispositivos legais existentes, assim como auxiliar as mulheres que sofrem essas violências, informando sobre as diversas formas de violência doméstica, sobre os direitos das mulheres e sobre a necessidade da equidade de gênero.
Sequência da programação
Na próxima segunda-feira (28), às 18h, no Plenarinho da Câmara Municipal, será realizada a roda de conversa “Interface entre a violência contra as mulheres e o uso abusivo de drogas pelos companheiros “, com mediação do Dr. Luís Eduardo Petlik e Grasiela Lima. O vereador Alcindo Sabino (PT) também tem presença confirmada na atividade, que será realizada em parceria com a Frente Parlamentar de Políticas Sobre Drogas Para Mulheres.
A programação será concluída no dia 30, quarta-feira, às 19h, também no CRM, com a roda de conversa “Impactos da violência contra as mulheres em crianças e adolescentes”, com mediação de José Lopes Nei (conselheiro tutelar, membro do Coletivo Bases e autor da série de revistas em quadrinhos “Zeca e Nina e os direitos das crianças e adolescentes) e Laís De Conti (pedagoga, gestora do Centro de Referência da Mulher).