sábado, 15, junho, 2024

Curso gratuito de confecção de livro sensorial será realizado na Casa SP Afro Brasil

Atividade será oferecida por meio de uma parceria entre a Associação Mãos que Criam e a Prefeitura de Araraquara

Mais lido

A Associação Mãos que Criam, através da Lei Paulo Gustavo, em parceria com a Coordenadoria de Políticas Étnico-raciais e a Assessoria de Políticas para Pessoas com Deficiência, prepara a realização do curso gratuito de confecção de livro sensorial. A atividade será dividida em quatro encontros de duas horas cada, às quartas-feiras, das 15h às 17h, a partir do dia 12 de junho. 
A presidente da associação, a artesã Solange Aparecida de Matos Santos, explicou o conceito do livro sensorial. “É um livro infantil com o objetivo de desenvolver ou estimular a coordenação da criança, como: noção de tempo, espaço, percepções visuais e táteis. São feitos de pano, feltro ou EVA, com peças ou objetos de encaixe. A contação de história é importante para o desenvolvimento, pois associa-se sensações com vários recursos ampliando o desenvolvimento da criança”, salientou.

Para a coordenadora de Políticas Étnico-raciais, Alessandra Laurindo, o projeto chegou num momento muito oportuno. “Além da possibilidade de chamarmos a atenção da sociedade sobre um tema tão caro que são os devidos cuidados e atenção para o autismo, o projeto pode também propiciar a geração de renda para quem tiver interesse no curso e fomento ao empreendedorismo. É de suma importância que as pessoas possam se preparar para lidar com a sociabilidade de pessoas autistas, independente de tê-las ou não em seu ciclo familiar ou de amigos, e o curso terá falas direcionadas para essas situações”, frisou.  

A secretária da Associação Mãos que Criam, Grazielle Matos Santos, enfatizou a importância da participação de um público diverso. “Além de ajudar as crianças a desenvolverem a autonomia e a criatividade, o livro sensorial também aumenta a capacidade de socialização”, pontuou.

Fernando Supesche, assessor de Políticas para Pessoas com Deficiência, explanou que a Associação Mãos que Criam desempenha um papel fundamental no apoio ao desenvolvimento de habilidades. “Nossa parceria trará benefícios significativos tanto para a população quanto para as entidades e famílias envolvidas. A confecção dos livrinhos sensoriais oferecerá aprendizado, ocupação e a oportunidade de comercialização, abrindo novas portas para a sustentabilidade econômica. Esses livros não são apenas produtos, mas ferramentas poderosas para estimular os sentidos e o desenvolvimento cognitivo, especialmente em crianças com deficiência”, concluiu.

Todo material utilizado nas aulas também é gratuito. As inscrições poderão ser realizadas na Casa SP Afro Brasil “Oswaldo da Silva – Bogé” (Avenida Paulo da Silveira Ferraz, 1195, Vila Xavier), ou na Assessoria de Políticas para Pessoas com Deficiência (Rua Voluntários da Pátria, 2438, Centro). Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (16) 3322-8316 e 3333-2035.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias