quinta-feira, 22, fevereiro, 2024

DOADORES DO PROGRAMA MESA BRASIL SÃO HOMENAGEADOS NO SESC ARARAQUARA PELA PARCERIA NO COMBATE À FOME

Encontro reuniu organizações doadoras de alimentos e instituições sociais da cidade e região, reiterando a importância do Programa e celebrando a parceria ao longo do ano

Mais lido

Na última quinta-feira (23/11), aconteceu no teatro do Sesc Araraquara o encontro anual do Programa Mesa Brasil, evento que reuniu as organizações doadoras de alimentos e as instituições sociais da cidade e região cadastradas no Mesa Brasil, que quase diariamente recebem frutas, verduras e legumes para atender seus assistidos.

O evento contou com um cerimonial diferente, conduzido por Esio Magalhães, o palhaço Zabobrim, que divertiu a plateia, trouxe histórias, coseu conexões divertidas e entregou as homenagens para os doadores presentes. Em seguida, todos estiveram juntos na área de convivência, para conversar, confraternizar e participar das atividades propostas.

Este foi o primeiro encontro presencial após o período de pandemia e por isso foi bastante especial pois em 2022 o Programa completou 5 anos de atuação na região de Araraquara. Desde sua implantação, em 2017, já foram arrecadados e distribuídos mais de 150 mil quilos de alimentos, que deixaram de ser descartados para complementar, colorir e diversificar o cardápio dos assistidos pelas 75 instituições das 11 cidades (Araraquara, Américo Brasiliense, Rincão, Matão, Tabatinga, Ibitinga, Bocaina, Jaú, Dois Córregos, Taquaritinga e Monte Alto) hoje atendidas pelo Mesa do Sesc Araraquara. 

O Brasil está entre os países com maiores índices de perda e desperdício de alimentos, por isso a importância desse Programa no nosso país. Hoje contamos com 30 doadores ativos. E se nesses 6 anos, só aqui em nossa região, pudemos contribuir desta maneira tão expressiva, dá para ter uma ideia do impacto causado na sociedade se somarmos os números das outras unidades que desenvolvem o Mesa em outras regiões.

Para quem ainda não sabe como tudo isso funciona: o caminhão sai do Sesc logo cedo passando nos doadores, recolhendo os alimentos selecionados (aqueles que estão em bom estado para consumo, mas que já não estão atrativos para compra nas prateleiras) e deixando nas instituições. Regiane Marques, coordenadora do Programa em Araraquara, compartilha que “presenciar o sorriso dos nossos parceiros ao ver as fotos do preparo das refeições com os alimentos doados por eles e o agradecimento através do olhar, em uma foto ou mensagem de voz enviada pelas instituições atendidas é o que deixa tudo mais gratificante”.

O Mesa Brasil Sesc existe desde 1994, ou seja, são 29 anos atuando no combate à fome e ao desperdício. A partir de parcerias, transforma a vida de crianças, jovens, adultos e idosos em todo o Brasil. Além da coleta urbana, promove ações educativas e cursos para as empresas doadoras, instituições sociais e a comunidade, capacitando as pessoas sobre a higiene correta, a manipulação adequada dos alimentos, e outras práticas que possam garantir a qualidade e o aproveitamento integral dos produtos.

Para saber como ser um doador ou como cadastrar sua insituição, é possível entrar em contato com o Mesa Brasil do Sesc Araraquara pelo telefone (16) 99755-2865.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias