quarta-feira, 17, julho, 2024

Edinho assina Ordem de Serviço para obras da USF do Assentamento Monte Alegre II

Demanda do Orçamento Participativo, reforma integra pacote de 24 obras que serão custeadas pelo Governo Federal na área da Saúde em Araraquara

Mais lido

No último sábado (29), foi realizada a solenidade que marcou a assinatura da Ordem de Serviço para início das obras de reforma e ampliação da Unidade de Saúde da Família (USF) “Dirce Ragassi Cândido”, que fica na Agrovila nº 25, no Assentamento Monte Alegre III. A obra é uma conquista da população da região por meio do Orçamento Participativo.

Com o investimento de R$ 1.060.000,00, a reforma faz parte de um pacote de 24 obras na área da Saúde em Araraquara, que serão custeadas pelo Governo Federal por meio do Ministério da Saúde, com recursos que somam mais de R$ 39 milhões. A USF do Jardim Indaiá atende uma população de aproximadamente 640 pessoas, residentes nas delimitações do Assentamento Monte Alegre III e Assentamento Monte Alegre VI.

O prefeito Edinho elogiou a luta da comunidade pela melhoria da unidade de saúde. “Essa obra foi levantada pela população dessa região no Orçamento Participativo. A comunidade se organizou, foi para a plenária, fez com que sua voz fosse ouvida e nós estamos hoje aqui. E o Assentamento Monte Alegre representa esse esforço que nós fizemos em ampliar o programa Saúde da Família. O Assentamento Monte Alegre está mudando a sua estrutura graças aos assentados e assentadas, pela capacidade de organização e luta que fazem valer as suas demandas. E o que o povo decide, a gente cumpre. A população do Monte Alegre merece, os trabalhadores e trabalhadoras da saúde merecem. Nós vamos continuar trabalhando muito para que a Saúde de Araraquara seja cada vez melhor. O compromisso da Prefeitura de Araraquara é construir um SUS forte, que atenda a população com qualidade, respeito e dignidade”, destacou.

A secretária municipal de Saúde, Juliana Lujan, falou sobre a importância da reforma e da ampliação da unidade. “Essa é uma obra que vamos acompanhar com muito carinho porque ela realmente vai modificar muito a qualidade do atendimento. Já temos a qualidade dos profissionais, mas agora vamos aumentar a qualidade do espaço físico”, pontuou.

A agente comunitária Maria Aparecida Alves da Silva falou em nome dos profissionais e usuários da unidade. “Este é um momento muito emocionante para nós. Através de muita luta, conseguimos a reforma tão esperada da USF do Monte Alegre. Esperamos que essa reforma se cumpra em breve e com isso mais médicos, técnicos e enfermeiros venham trabalhar conosco. Esperamos que a equipe cresça. Tudo aqui no Assentamento Monte Alegre foi conquistado com muita luta e perseverança”, comentou.

A reforma do prédio existente envolve a troca de todas as louças e metais; substituição de pisos, rodapés e azulejos; adequações de acessibilidade; e reforma da atual recepção para abrigar a farmácia. Já a ampliação engloba uma nova área de espera e recepção; novos consultórios, sala de curativo, copa, sanitários, depósito de material de limpeza, consultório ginecológico com sanitário, expurgo, almoxarifado, sala dos agentes comunitários de saúde, dentre outros; construção de abrigo de resíduos recicláveis; inativação da fossa séptica existente e construção de sistema novo com fossa, tanque anaeróbio e sumidouro; execução de sistema SPDA (Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas);  calçadas perimetrais e de acesso, com vagas executadas em blocos de concreto intertravado; plantio de grama e pintura geral do edifício.

As outras unidades que integram o pacote são as reformas da UPA Central, UPA da Vila Xavier, UPA do Valle Verde, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), CMSC do Jardim Paulistano, CMSC do Selmi Dei, USF da Vila Biagioni, CMSC do Cecap, USF do Adalberto Roxo, USF do Jardim Brasília, USF do Jardim Marivan, CMSC do Jardim Selmi Dei IV, CMS do Iguatemi, CMS do Santa Angelina, USF do Vale do Sol, USF do Assentamento Bela Vista, USF do Jardim Santa Lúcia II, UBS do Hortências e CMS do Jardim América, além das ampliações da USF do Jardim Paraíso e do USF Assentamento Monte Alegre, e das construções do CAPS II, CAPS AD, UBS do Santana e USF do Ibirás.

Também marcaram presença na solenidade o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto; o secretário de Governo, Donizete Simioni; o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Marcelo Mazeta; a secretária de Obras e Serviços Públicos, Renata Bratfisch; a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa; a secretária da Educação, Clélia Mara Santos; a ouvidora geral do Município, Fernanda Fegadolli Nascimento; a diretora executiva da Fungota, Lúcia Ortiz; e Antonio Lucon Júnior, que representou a Orcon Engenharia Ltda, empresa responsável pela obra.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias