Doze candidatas e candidatos se inscreveram para o concurso que vai eleger a Corte do Carnaval da Paz e Cidadania 2024. O evento, já tradicional na cidade, ocorre neste sábado, dia 03 de fevereiro, abrindo a programação de eventos gratuitos organizados pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart.
No geral, se inscreveram dois candidatos a Rei Momo, quatro candidatas para Rainha do Carnaval, outras quatro para Rainha do Samba e duas para Rainha Trans do Carnaval araraquarense. Nesta mesma eleição, também serão definidas a Princesa do Carnaval, a Princesa do Samba e a Princesa Trans do Carnaval 2024 da cidade.
O concurso ocorre a partir das 19h30, na Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira e terá como atração artística a escola de samba Mancha de Araraquara.
Vale destacar que para concorrer, os candidatos devem ser brasileiros (ou naturalizados), residir em Araraquara e ter idade mínima de 18 anos até o final da eleição, conforme exigido no ato da inscrição, entre outros quesitos.
Todos os quesitos serão analisados pelo júri. Para o título de Rei Momo é preciso ter boa comunicação, simpatia, samba no pé e elegância; já para as Rainhas, serão analisados samba no pé, comunicação, simpatia, estética corporal e elegância.
Outros quesitos
No dia da apresentação, os candidatos ao título de Rei Momo deverão se apresentar com traje social para julgamento dos quesitos “comunicação” e “elegância”, e com traje fantasia para julgamento dos quesitos “simpatia” e “samba no pé”, além do traje esporte (preferencialmente com jeans e camiseta branca) na apresentação geral de todos os candidatos.
As candidatas ao título de Rainha se apresentam com traje de banho para o julgamento dos quesitos “estética corporal” e “simpatia”; traje fantasia para o julgamento do quesito “comunicação”, “elegância” e “samba no pé”; e também com o traje esporte (jeans e camiseta branca) para apresentação geral de todos os candidatos.
A apresentação das candidatas ao título de Rainha Trans do Carnaval será com traje fantasia para o julgamento dos quesitos “comunicação”, “elegância”, “samba no pé”, “estética corporal” e “simpatia”; além do traje esporte (preferencialmente jeans e camiseta branca) para apresentação geral das candidatas.
Entre as obrigações da Corte eleita estão: um mínimo de nove saídas em atendimento às atividades carnavalescas promovidas e/ou apoiadas pela Prefeitura e quatro saídas em atendimento à programação promovida por clubes ou entidades de Araraquara.
Os eleitos para integrarem a Corte do Carnaval da Paz e da Cidadania 2024 receberão, a título de premiação, faixa, coroa, tiara e cetro, conforme o título, além dos valores de R$ 5.000,00 para o Rei Momo, Rainha do Carnaval, Rainha do Samba, Rainha Trans do Carnaval; e R$ 4.000,00 para a Princesa do Carnaval, Princesa do Samba, Princesa Trans do Carnaval.
Foto: Arquivo