A noite da última quarta-feira, dia 25 de maio, foi marcada por um evento histórico na Universidade de Araraquara – Uniara: a entrega do título de professor emérito ao docente do curso de Direito da instituição, Fernando da Costa Tourinho Filho, que leciona há cinquenta anos na universidade. A homenagem, que lotou o auditório principal da unidade I da Uniara, também marcou sua despedida da carreira acadêmica.
A abertura do evento ficou a cargo do Coral Uniara, regido pelo maestro Rogerio Toledo. O grupo cantou o Hino Nacional e outras canções e, logo após, a mesa de honra foi composta, além do homenageado, pelo reitor da Uniara, professor doutor Luiz Felipe Cabral Mauro; pelo pró-reitor de Graduação, Especialização e Extensão, Flávio Módolo; pelo chefe do Departamento de Ciências Jurídicas e coordenador do curso de Direito, Fernando Passos, e pelo professor da graduação, Sérgio de Oliveira Médici.
Módolo foi o primeiro a discursar e falou sobre a carreira e a importância de Tourinho Filho para o ensino. Em seguida, Passos contou diversas histórias relacionadas ao homenageado e exibiu, em vídeo, depoimentos de figuras públicas dos âmbitos político e jurídico, todos exaltando Tourinho Filho na trajetória de suas carreiras. Em outro vídeo, ex-alunos de todas as turmas nas quais Tourinho Filho lecionou também deixaram seus depoimentos – https://bit.ly/38oewPq -, assim como uma de suas filhas, Luiza Fernanda da Costa Tourinho, que falou ao vivo, de maneira remota.
Passos também brincou e fez uma chamada, para a plateia, como se fosse em uma sala de aula, pedindo para que representantes das turmas de cada ano se levantassem. Na sequência, Mauro também discursou e enalteceu a relevância de Tourinho Filho no campo jurídico. O homenageado foi o último a falar.
“Com a alma deitada no chão, saúdo os meus amigos de hoje e os passados; com a alma deitada no chão, agradeço a homenagem do ilustre amigo Luiz Felipe Cabral Mauro, reitor da Uniara; com a alma deitada no chão, saúdo todos os funcionários da minha Uniara, desde o mais graduado ao mais simples; aos meus colegas de docência e aos meus corregedores de direito de pós-graduação, com a alma deitada no chão, eu os saúdo e deles me despeço e, finalmente, com a alma deitada no chão, agradeço todas essas homenagens que me foram prestadas. Vem a saudade que começo a sentir a partir de agora ao deixar a minha querida Uniara. Agradeço as homenagens, a presença dos meus familiares, e aqui fica simplesmente o meu agradecimento com a alma deitada no chão. Despeço-me de todos vocês. Muito obrigado por tudo”, declarou Tourinho Filho.
O discurso final emocionou o público, que o ovacionou. Juntamente com as homenagens prestadas ao professor, sua esposa, Benedita Maria de Alcântara Tourinho, recebeu flores das mãos da esposa do reitor, Lina Maria Arruda Mauro.
“O professor Tourinho é o nosso ícone. É o mais antigo do curso de Direito, está há exatos cinquenta anos lecionando e sempre foi nossa referência, seja na instituição, seja no país. É o Brasil todo que está representado nessa homenagem. É uma grande honra para a Uniara e, para mim, há 22 anos coordenando um curso que tem esse homem, é uma alegria muito grande. A Uniara está de parabéns, especialmente a reitoria, por ter tido essa ideia”, disse Passos.
Para Mauro, “é uma alegria para nós, porque o Tourinho está conosco desde 1972”. “Ele deu sua vida à escola e temos, por ele, um amor muito grande. Muitas gerações passaram por suas mãos, e vemos isso nesse evento, com o público presente. É uma honra dar a ele esse título de professor emérito”, finalizou.