domingo, 25, fevereiro, 2024

Escolas municipais participam da 4ª edição do Ciências na Escola

Projeto reuniu 55 projetos científicos de 275 alunos do município e do estado, no Salão de Eventos do Orfanato Renascer, nesta terça-feira (31)

Mais lido

A 4ª edição do Ciência na Escola, projeto realizado pela Universidade de Araraquara (Uniara), em parceria com a Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Educação, reuniu 275 alunos de 20 escolas municipais e estaduais do ensino fundamental II e médio de Araraquara, que apresentaram 55 projetos científicos no Salão de Eventos do Orfanato Renascer, nesta terça-feira (31), das 9 às 15 horas.

Representaram a Prefeitura na abertura do evento, Renato Ribeiro, Chefe de Gabinete, e Márcia Costa, coordenadora da Educação Integral da Secretaria Municipal de Educação.

“Em nome do prefeito Edinho, que tem um compromisso muito sério com a educação, parabenizo a Uniara e a Secretaria de Educação por essa parceria. Enquanto educador, valorizo muito a realização de uma feira tão diversa quanto essa. Esses momentos de troca e de interação são fundamentais para a construção do conhecimento e de cada um desses jovens aqui presentes”, declarou Renato Ribeiro.

Marcia Costa destacou que a rede municipal de educação esteve representada na feira com 16 projetos, desenvolvidos por seis escolas municipais, sendo que 3 foram desenvolvidos por crianças do 5º ano do ensino fundamental e um deles foi um dos premiados no evento.

“A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, é parceria do Ciências na Escola desde a sua primeira edição. Essa realização é de extrema relevância para a educação, no sentido de estimular o gosto e o interesse pela ciência, afirmando talentos”, ressalta Marcia Costa.

De acordo com uma das organizadoras do evento, a professora Eliane Trovatti, os grupos de alunos das escolas são orientados a desenvolverem projetos de pesquisa científica das mais diversas áreas do conhecimento. “O projeto acredita na transformação das pessoas e da sociedade por meio da educação, e o ‘Ciência na Escola’ é uma importante ferramenta nesse processo”, aponta.

Eliane destaca que a atividade é “algo bem importante para os alunos que desenvolvem os projetos, com o despertar da curiosidade e do interesse pelo conhecimento”. “A feira é uma maneira de divulgar a ciência e de levar o conhecimento aos demais colegas e a todos aqueles que visitam o evento, que será aberto, com trabalhos sobre todas as áreas do saber”, avalia ela.

Os estudantes compartilharam seus projetos através de vídeos – que foram postados durante todo o projeto nas redes sociais (YouTube, Facebook e Instagram), incentivando a conexão entre os grupos escolares participantes de toda a região.

O Ciência na Escola conta ainda com a colaboração da Diretoria de Ensino do município, da Secretaria Estadual da Educação – regional Araraquara e do Centro de Tecnologia da Informação – CTI Renato Archer.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias