segunda-feira, 27, maio, 2024

Exposição ‘Mulheres Inspiradoras’ pode ser conferida no saguão da Câmara Municipal

Abertura aconteceu na tarde da terça-feira (2) com a presenças das mulheres homenageadas

Mais lido

Até o dia 15 de abril, o saguão da Câmara Municipal de Araraquara disponibiliza a exposição “Mulheres Inspiradoras: Trajetórias de Sucesso – Edição 2024”. A atividade, que teve sua abertura na tarde da terça-feira (2), faz parte do Fórum Municipal de Mulheres Empreendedoras e na Ciência, instituído pela Resolução nº 527/2023, com o objetivo de promover o debate, o desenvolvimento e o reconhecimento das mulheres no campo do empreendedorismo e da ciência.

No entendimento da presidenta do Mulheres Empreendedoras de Araraquara (MEA), Neia Castagini, o reconhecimento traz crescimento. “A gente vivencia isso no nosso movimento o tempo todo. Agradeço essa dádiva de hoje, esse momento histórico para todas nós aqui.”

            Para a vereadora Luna Meyer (MDB), presidenta da Escola do Legislativo (EL) e autora da proposta juntamente com as vereadoras Filipa Brunelli (PT) e Fabi Virgílio (PT) e o vereador Alcindo Sabino (PT), cada história fala de mulheres que tiveram que superar os mais diversos obstáculos para chegarem aonde estão hoje; “Essas histórias são, acima de tudo, educativas. Nosso propósito como Escola é, além de homenagear, educar os cidadãos, mostrar que isso é possível, que as mulheres têm voz tanto no empreendedorismo como na ciência. Temos que visibilizar para as pessoas que elas estão aí sendo exemplo.”

            Já para a vice-presidenta da EL, vereadora Fabi Virgílio, o grupo MEA tem se consolidado, conseguindo compreender uma demanda importante da cidade. “Espero que a gente consiga fazer isso com outras parcelas da sociedade. O evento ‘Quilombo Rosa’ foi um grande passo para que a gente pudesse ver a realidade de mulheres que são tão distintas, mas que são tão iguais.”

            O presidente da Casa de Leis, vereador Paulo Landim (PT), marcou presença no evento e parabenizou as mulheres homenageadas.

Também participaram da solenidade os vereadores Carlão do Joia (MDB), Edson Hel (PV), Gerson da Farmácia (MDB) e Rafael de Angeli (Republicanos), os servidores da Escola do Legislativo Ana Paula Kuwana e Renato Kemotu, além das homenageadas Daniela Raphael, Ariane Basso, Emilia Shimozaka, Nadja Karina, Sandra Piva, Cristina Cacheta e Valéria Marcheti.

A exposição

A “Mulheres Empreendedoras”, poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, no saguão da Câmara Municipal de Araraquara, até o dia 15 de abril.

            Sobre o Fórum

            O Fórum tem como propostas criar um espaço de troca e de visibilidade para as conquistas e desafios enfrentados por mulheres empreendedoras e cientistas; fomentar a educação e capacitação em temas como gestão de negócios, inovação e desenvolvimento científico para mulheres; e incentivar o networking entre mulheres profissionais desses setores, contribuindo para a diminuição da desigualdade de gênero no mercado de trabalho e na academia.

            O evento pode compreender mesas redondas, encontros, podcasts, webinars, textos e postagens informativas, cursos, oficinas, palestras, desenvolvimento de cartilhas e quaisquer outros eventos que cumpram os objetivos do fórum. Importante destacar que as despesas decorrentes da execução da resolução correm à conta das dotações orçamentárias próprias da Câmara Municipal de Araraquara, suplementadas se necessário.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias