sábado, 15, junho, 2024

Final de semana com música, feiras, teatro, oficina, curso, literatura e cinema

Agenda Cultural

Mais lido

Nesta sexta-feira (7), no saguão superior da Biblioteca Municipal “Mário de Andrade”, no Centro, será lançado o livro “Terra à Vista”, de Jotagá Caramuru, às 19 horas.

Música

No show “No Túnel do Tempo”, a banda Doce Veneno leva o público a uma viagem pelos repertórios nacionais e internacionais dos anos 60, 70, 80 e 90 que marcaram época tocando nas rádios e na televisão. Nesta sexta-feira (7), às 20 horas, na Convivência do Sesc. Grátis e sem retirada de ingressos.

Feiras

No sábado (8), das 10 às 19 horas, tem Feira Tô em Casa, no Parque Infantil, no Centro, com trabalhos de empreendedores e artesãos da cidade e região, com uma diversidade de produtos de decoração, culinária, beleza, brinquedos, artesanato, moda, acessórios, produtos ecológicos, veganos e gastronomia. Além dos produtos, haverá diversão com o Karaokê aberto ao público a partir das 13 horas e arrecadação solidária de alimentos.

Já no domingo (9), das 17 às 22 horas, Encontro de Brechós Quem Garimpa, Acha, na Praça Pedro de Toledo, no Centro, com oficina de defesa pessoal com Gabriel Tomikawa (18h30), Correio Elegante com o cupido da discórdia (19h30), show com Jéssica Silva (20 horas) e performance caipira em perna de pau com Ahigor.

Teatro

Seu Dito Pereira, um avô amoroso, sabe esperar o momento exato de socorrer um neto em crise com o que há de mais importante na vida: a autoestima, o orgulho de ser o que se é. Um pequeno romance da diversidade. O “Black Power de Akin”, com Kiusam OliveiraAnanza MacedoGê de Lima e William Paiva, trilha os caminhos da ancestralidade africana, que, aqui e agora, com sua força e seu poder, demole o preconceito e semeia o respeito. No sábado (8), às 16 horas, no Sesc.

Oficina

“Rima Ilustrada” é o nome do novo projeto realizado pelo Coletivo Bases e Batalha da Fonte a fim de levar o universo do Hip Hop para as crianças de forma lúdica e educativa. O evento é no domingo (9), a partir das 10 horas, na Praça do Cecap, com toda a programação gratuita para as crianças dos bairros Cecap, Jardim das Hortênsias, Parque São Paulo e Valle Verde. A programação apresenta oficina de graffiti com Jose Nego, o mestre dos sprays, e Batalha de Rima Kids.

Choro das Águas

No domingo (9), tem Choro das Águas na Praça do Daae, na Fonte Luminosa, das 16 às 20 horas, com Feira de Artesanato (16 horas), brincadeiras juninas, com Divertix (17 horas) e show musical às 18 horas com o grupo Imã. Grátis.

+ Música

“Disco Club, O Melhor dos Anos 70” presta tributo ao movimento Disco que invadiu as pistas do mundo em meados dos anos 70. Estilo que teve como precursor George McCrae, a Disco Music no Brasil teve início em São Paulo e no Rio de Janeiro. Neste show, Frã Finamore seleciona um repertório de grandes representantes da cena como Bee Gees, Kool & The Gang, KC & Sunshine Band e Michael Jackson. Um espetáculo feito para dançar moldado inteiro no conceito das discotecas! No domingo (9), às 16 horas, na Convivência do Sesc. Grátis.

‘Viola na Praça’

O projeto “Viola na Praça” apresenta, no domingo (9), um time de violeiros da cidade e região que valoriza a tradicional viola caipira e faz o importante papel de disseminar esta expressão cultural. A programação tem início às 18 horas na festa junina da Praça das Bandeiras, com acesso gratuito.

Roberto Viola e Luís SerranoPerci e ZinhaRomanitoCampina e Campineiro e Fernanda Freitas são alguns nomes já confirmados para comandar a viola. As duplas, no geral, apresentam a grande diversidade do sertanejo raiz, trazendo em seus repertórios Zico e Zeca, Liu e Léo, João Mineiro e Marciano, Pena Branca e Xavantinho, Tonico e Tinoco, Duo Glacial, entre outros clássicos, além de composições autorais.

Curso

Ao longo da História da Arte, o corpo feminino foi muito representado, mas majoritariamente por artistas homens e, ainda, tratado como objeto passivo, para contemplação. Porém muitas mulheres artistas têm questionado e problematizado as reminiscências dessa tradição iconográfica. São trabalhos que ressignificam a própria representação do que é ser mulher, e o lugar que esse corpo vai ocupar no circuito das artes, não mais de mero instrumento passivo, mas de agente produtora de arte. Por isso, o curso “Corpo Feminino – Pelas Artistas Mulheres”, com Suzana Borges, traz para análise e debate essas obras, desde a tradição até sua quebra. De terça (11) a sexta-feira (14), às 19 horas, pelo Zoom. Inscrições no Portal do Sesc até as 14 horas da terça-feira (11). Grátis.

+ Literatura

No encontro “Esperança como verbo”, a drag professora Rita von Hunty entretece uma questão cara à filosofia e especialmente cara em tempos de acirramento de horizontes mais humanos: “o que pode um corpo?”. Com o auxílio de Baruch Spinoza (1632-1677) e Gilles Deleuze (1925-1995), Rita discute o par afeto-efeito e quais são as nossas possibilidades de organizar, resistir e lutar contra os poderes estabelecidos e os tomadores de almas. Os trabalhos de Raymond Williams (1921-1988) e Paulo Freire (1921-1997) também são evocados para que possamos entender como os afetos tristes são instrumentalizados na/pela política e como a educação pode fazer furo nesta estrutura perversa. Ao fim, Ursula K. Leguin (1929-2018) e Toni Morisson (1931-2019) nos conduzem à ação e à intervenção artística sob o moto da esperança radical e da imaginação política como formas disruptivas de curar nossa civilização. Na quinta-feira (13), às 20 horas, na Convivência do Sesc. Grátis e sem retirada de ingressos.

E + Literatura

3ª FliSol – Festa Literária da Morada do Sol está com edital aberto para participação na edição deste ano, que será realizada de 7 a 10 de novembro. O objetivo é revelar e divulgar novos valores literários e, assim, visibilizar a produção literária de Araraquara.

Podem se inscrever autores residentes em Araraquara, nas categorias “Literatura Infantil” ou “Literatura Jovem e Adulto”. Cada autor pode participar com apenas uma obra, contendo um livro. Ainda, o autor deve ser maior de 18 anos e ter publicado livro(s) inédito(s) nos últimos três anos, no período de 1º de janeiro de 2021 a 30 de junho de 2024.

A inscrição deve ser realizada exclusivamente online, através do link https://forms.gle/XNw26jkNtwavBskS9, até o dia 30 de junho ou até atingir o limite de 100 inscrições.

Serão selecionados quatro autores em cada categoria para participação nas mesas literárias. O resultado será publicado em 30 de agosto no site do Instituto Colibri e, junto com o resultado, serão informados também os dias e horários de cada participação.

Cinema

Carl Fredricksen é um viúvo solitário e ranzinza que embarca em uma aventura para realizar um sonho de juventude que mantinha com a esposa, Ellie. Os dois queriam descobrir o Paraíso das Cachoeiras, um ponto pouco conhecido situado na América do Sul. Quem o acompanha nessa jornada é o menino Russell, um escoteiro de 8 anos que, sem querer, embarca na casa voadora. “Up: Altas Aventuras”, com trilha ao vivo, na terça-feira (11), às 20 horas, na Convivência do Sesc.

Confira os filmes em cartaz na Moviecom (Shopping Jaraguá):

– Amigos Imaginários

– Assassino Por Acaso

– Avassaladoras 2.0

– Bad Boys: Até o Fim

– Furiosa: Uma Saga Mad Max

– Garfield: Fora de Casa

– Imaculada

– Os Observadores

– Planeta dos Macacos: O Reinado

Os horários das sessões podem ser conferidos aqui.

Confira os filmes em cartaz no Cine Lupo (Shopping Lupo):

– Amigos Imaginários

– Bad Boys: Até o Fim

– Furiosa: Uma Saga Mad Max

– Imaculada

– Jardim dos Desejos

– Os Estranhos: Capítulo 1

– Os Observadores

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias