Os órgãos responsáveis pela fiscalização do decreto municipal de calamidade pública do município intensificaram ações no fim de semana para evitar aglomerações em vias públicas e fiscalizar o uso de máscaras, que é obrigatório.
A força-tarefa envolve equipes da Guarda Civil Municipal, fiscais da Vigilância Sanitária e equipes do Procon, com apoio da Polícia Militar.
Foram realizadas rondas na sexta-feira, sábado e domingo, somando 49 pontos fiscalizados, incluindo estabelecimentos comerciais, áreas de lazer e outros.
As ações resultaram no registro de 10 Boletins de Ocorrência – 3 áreas de lazer, 5 bares, 1 loja e 1 pesque-pague.
As denúncias de aglomerações em festas e eventos em propriedades particulares são averiguadas e, quando constatadas irregularidades, é lavrado Boletim de Ocorrência. O caso segue para o Setor de Posturas da Prefeitura, onde o proprietário é identificado e multado.
Também foram registrados 10 autos de infração no entorno do Teatro Municipal, ponto recorrente de aglomeração de jovens que há semanas tem sido combatido pela força-tarefa. Neste ponto, mais uma vez, foi interrompido o tráfego de veículos.
Todas as ações estão sendo empregadas com o objetivo de conter a transmissão da Covid-19 em Araraquara, mas somente terão resultado se a população se conscientizar da importância do isolamento social e do uso de medidas de prevenção, como higienização das mãos e uso de máscaras nos espaços públicos. É responsabilidade de todos zelar pela vida.