Gerson da Farmácia quer atrair investimentos e fortalecer as políticas de geração de emprego

Secretário de Desenvolvimento Econômico acredita que apoio do MDB é fundamental para fortalecer a governabilidade e ampliar a capacidade de articulação política na busca por soluções conjuntas para os desafios da cidade

Mais lido

Por José Augusto Chrispim

O ex-vereador Gerson Roza de Freitas (MDB), mais conhecido como Gérson da Farmácia, foi oficializado no último dia 24 de setembro como secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Araraquara. Gerson já integrava o governo Lapena antes de assumir o novo cargo, atuando como subsecretário de Segurança Alimentar, dentro da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Histórico

Gerson tem 61 anos, e é natural de Inocência (MS). Ele tem formação técnica em Farmácia e uma trajetória política marcada por dois mandatos como vereador. Nas eleições de 2016, foi o mais votado do município e, em 2020, foi reeleito com expressiva votação.

Ao longo dos últimos anos, ganhou reconhecimento por sua atuação voltada à saúde pública, à educação e ao desenvolvimento social.

Novos desafios

O novo secretário falou ao O Imparcial sobre o novo desafio e sobre como pretende atuar na importante secretaria.

Veja a entrevista na íntegra: 

O Imparcial: Quais medidas o senhor pretende tomar para fortalecer as políticas de geração de emprego?

Gerson: “Nosso foco é fortalecer as políticas de geração de emprego com base em três eixos: qualificação profissional, atração de investimentos e apoio aos empreendedores locais.
Já estão em estudos na Secretaria de Desenvolvimento Econômico projetos para implantação da “Casa do Trabalhador” e do “Investe Araraquara”.

A Casa do Trabalhador tem como objetivo reunir, em um único espaço, serviços voltados ao trabalhador e ao empreendedor, como intermediação de vagas de emprego, abertura de MEIs e acesso a linhas de crédito, facilitando o atendimento e integrando os programas municipais e estaduais de forma mais ágil e eficiente.

Já o Investe Araraquara tem como objetivo divulgar as oportunidades econômicas do município, atrair novos empreendimentos e fortalecer os que já estão instalados, por meio de ações de promoção, orientação, articulação com o setor produtivo e estímulo ao investimento local.

Também vamos buscar o fortalecimento do Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico e Social, que é um importante instrumento de estímulo à geração de empregos e atração de investimentos”.

O Imparcial: Como o secretário pretende atuar em relação ao empreendedorismo e ao apoio a setores produtivos locais?

Gerson: “A prioridade é criar um ambiente favorável para o desenvolvimento dos pequenos negócios e startups, desburocratizando processos e aproximando o poder público do empreendedor.

A Prefeitura vem implementando uma agenda sólida de facilitação e inovação, com medidas como a redução de exigências para atividades de baixo risco, o uso do 1Doc para emissão de alvarás digitais, digitalização de processos administrativos e o fortalecimento da Incubadora de Empresas, que está sendo ampliada para receber novos empreendedores e projetos de base tecnológica.

Também vamos seguir apoiando os setores produtivos tradicionais, especialmente o comércio, a indústria e o turismo, por meio de programas de capacitação, eventos de fomento e políticas de incentivo”.

O Imparcial: Na sua visão, como o apoio do MDB pode ajudar na solução dos problemas enfrentados pela prefeitura?

Gerson: “O MDB tem uma trajetória marcada pela defesa do diálogo e da responsabilidade na gestão pública. Esse apoio é fundamental para fortalecer a governabilidade e ampliar a capacidade de articulação política, contribuindo para que a prefeitura avance na execução de projetos estruturantes e na busca por soluções conjuntas para os desafios da cidade.

O MDB participa com ministros no governo federal e é parceiro do governador em São Paulo, vamos trabalhar para Araraquara atrair grandes investimentos. O MDB quando aqui governou trouxe a Heineken, Big Dutchman, Hyundai Roten, Randon, os centros de tecnologia e atendimento ao público da CPFL e da Vivo, ou seja, o MDB vai ajudar muito o desenvolvimento econômico da cidade como sempre fez. Eu tenho total apoio para trazer novos investimentos no Governo Lapena, o prefeito anseia por isto e foi a razão para chamar o MDB pra ocupar essa secretaria, vamos juntos trabalhar muito e desenvolver mais a nossa cidade”.

O Imparcial: Existe algum projeto com relação aos comerciantes ambulantes?

Gerson: “Sim, já existe na Secretaria um projeto estruturado e em andamento para a regularização e organização do comércio ambulante em Araraquara.

O objetivo é garantir que os trabalhadores tenham segurança jurídica, infraestrutura adequada e melhores condições de trabalho, ao mesmo tempo em que o município passa a ter maior controle e ordenamento.

O projeto prevê a criação do Cadastro Municipal de Ambulantes, a regularização dos comerciantes que estão irregulares, a demarcação de pontos específicos para atuação, a implantação de mini polos gastronômicos e novos quiosques padronizados.

A iniciativa está em fase de finalização e será implementada nos próximos meses, representando um avanço importante na organização do comércio ambulante, com equilíbrio entre a valorização dos trabalhadores e a responsabilidade do poder público na gestão dos espaços urbanos”, finalizou o secretário.

Mais Artigos

Últimas Notícias