sexta-feira, 22, novembro, 2024

Grupo Vivências Mulheres retoma atividades na terça (30)

Atividades vão recomeçar no Centro de Referência da Mulher, com práticas voltadas à saúde mental e ao autocuidado da mulher

Mais lido

O “Grupo Vivências Mulheres: saúde mental e autocuidado”, que se reúne todas às terças-feiras, das 18h30 às 20h, no Centro de Referência da Mulher (CRM) “Profa. Dra. Heleieth Saffioti”, retoma suas atividades após o recesso de férias, nesta terça-feira (30). O Centro de Referência da Mulher é ligado à Coordenadoria de Políticas para Mulheres, órgão da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular da Prefeitura de Araraquara.

O convite à participação é aberto a todas as interessadas e não é necessária inscrição prévia.

Em atividade desde abril de 2023, a proposta nasceu como estágio supervisionado em Psicologia Social, como parte da formação em Psicologia da UNIP Araraquara. Com a consolidação dos trabalhos, o grupo teve continuidade, agora com encontros coordenados pelas psicólogas Tania Capel e Josilene da Costa, sob a supervisão de Pâmela Alves Batista, psicóloga do CRM, e hoje tem se consolidado como uma das ações mais importantes, dentro do Programa “Práticas Integrativas em Saúde Mental das Mulheres”, oferecidas ao público feminino pela Coordenadoria de Mulheres.

Os encontros semanais são abertos a todas as mulheres, sendo estas vítimas ou não dos diversos tipos de violência: sexual, psicológica, física, moral, patrimonial e outras situações potencialmente geradoras de sofrimentos psíquicos. O trabalho promove a troca de experiências e a saúde mental da mulher, possibilitando o reconhecimento dos próprios valores, o sentimento de pertencimento e autossuficiência dentro da sociedade, por meio de trabalhos com técnicas expressivas (desenho, colagem, modelagem, entre outros); produções textuais (livros, contos, poemas, notícias); rodas de conversa e atividades especiais programadas junto à Coordenadoria de Mulheres.

Vale destacar que, segundo o Manual de Normas Técnicas do Conselho Federal de Psicologia (2012), o trabalho em grupo com mulheres possibilita novas relações e experiências, através das trocas de conhecimento, sentimentos e informações, sendo que o processo de partilha proporciona novos significados, autonomia e a superação das violências sofridas. Além disso, promove a possibilidade de transformação subjetiva das participantes, por meio da auto expressão por dispositivos utilizados dentro da prática grupal para o desenvolvimento de reflexões e questionamentos, uma vez que, em suas vivências cotidianas, muitas mulheres se sentem, de alguma forma, oprimidas.

O público alvo do grupo são mulheres maiores de 18 anos, vítimas ou não de violências, que se proponham a participar do grupo e que buscam a melhoria da saúde mental, através do autocuidado, da autoestima e do autoconhecimento, a partir de diferentes estratégias, numa interseção entre as vivências pessoais e coletivas no contexto de uma sociedade desigual, machista, racista, lgbtfóbica, capacitista e xenofóbica.

Serviço:

Grupo Vivências Mulheres: saúde mental e autocuidado

Local: Centro de Referência da Mulher – Avenida Espanha, 536 – Centro

Quando: todas as terças-feiras, a partir de 30/07

Horário: das 18h30 às 20h

Informações: (16) 3333-6582

Atividade gratuita e aberta a todas as interessadas.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias