quarta-feira, 17, julho, 2024

Igreja Santa Cruz reza pelo respeito às mulheres no dia da Festa da Mãe do Perpetuo Socorro (27/06)

Missas festivas, confissões individuais, Adoração ao Santíssimo, Bênção especial para as mulheres e até reinauguração da Praça Santa Cruz fazem parte da programação!

Mais lido

Ser mulher no Brasil não é fácil: violência doméstica, lesão corporal, estupro, estupro de vulnerável, feminicídio, etc. Uma prova disso é que a cada 46 minutos uma mulher é violentada no país. Os dados representam um quadro preocupante e sugerem a necessidade de se realizar campanhas de prevenção, responsabilização de agressores e fortalecimento de iniciativas da sociedade civil. Para ajudar a mudar essa realidade, a Igreja Santa Cruz traz como tema da Festa da Mãe do Perpétuo Socorro o respeito aos direitos das mulheres. Todas as atividades são gratuitas e abertas. A Igreja Santa Cruz fica na Rua São Bento, no centro de Araraquara!

“É com grande alegria que comemoramos a Festa da Mãe do Perpétuo Socorro. Maria é um modelo de mulher que enfrentou os desafios do seu tempo. Por isso, ela é referência para as mulheres de hoje que sofrem discriminação e violência, inspirando a lutar pelos seus direitos e encontrar na fé, a força para não desanimar e se afirmarem como protagonistas da sua história”, afirma Pe. Nelson Antonio Linhares, reitor da Igreja Santa Cruz.

No dia da Festa de N. Sra. do Perpétuo Socorro (27), os fiéis participarão de momentos fortes de fé e devoção. A programação começa cedo com a Santa Missa às 7h, seguida de diversos horários para confissões individuais: 9h às 11h e 15h às 17h. Na porta da Igreja, barraquinhas com as delícias e sabores da Santa Cruz estarão montadas a partir das 15h.

Na Adoração ao Santíssimo, às 18h30, o Pe. Nelson fará reflexões sobre situações de violência e desrespeito aos direitos de ser mulher e, ao final, dará uma bênção especial para as mulheres. A solene celebração eucarística em louvor a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro acontece às 19h30 e será presidida pelo Bispo da Diocese de São Carlos, Dom Luiz Carlos e concelebrada pelo Pe. Nelson Antonio Linhares, reitor da Igreja Santa Cruz, e pelos missionários redentoristas de Araraquara. 

 Reinauguração da Praça Santa Cruz

Os festejos da Mãe do Perpétuo Socorro marcarão a reinauguração da Praça da Santa Cruz, que passará a ser chamada de Praça Santa Cruz Padre Afonso Savassa. Localizada no centro de Araraquara, a Praça fica em frente à Igreja Santa Cruz e é onde também está o camelódromo. O evento acontece às 20h30, quando será realizado o novo emplacamento da praça. Está confirmada a presença do Prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT).

A honraria foi concedida porque o padre missionário redentorista foi o responsável por várias reformas na Igreja e atividades na cidade.

Números do desrespeito e violência à mulher

A violência perpetrada contra as mulheres é um fenômeno planetário, em que o Brasil figura na sétima pior colocação entre os países. Relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) informa que uma em cada três mulheres (736 milhões) é submetida à violência física ou sexual, em todo o mundo. No Brasil, o número de mulheres assassinadas chega a 1.902 casos, representando uma expansão de 2,6%, no mesmo período. Estes dados foram apresentados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Um estudo que acaba de ser divulgado pelo Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC) mostra que, entre janeiro e abril de 2024, todos os fenômenos de violência de gênero monitorados aumentaram: estupros (+1,1%), feminicídios (+11,8%) e tentativas de feminicídio (44,8%).

Mãe do Perpétuo Socorro e a história

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é uma das devoções marianas mais queridas e populares da Igreja Católica. Esse ícone venerado representa a Virgem Maria segurando o Menino Jesus nos braços, enquanto anjos seguram símbolos da Paixão de Cristo, como a cruz e os cravos.

A origem dessa devoção remonta ao século XV, quando um ícone bizantino foi colocado em um santuário em Roma, na igreja de São Mateus. Na história dos Missionários Redentoristas, o Papa Pio IX teve um papel importante na devoção mariana. Foi ele quem disse aquela famosa frase: “Façam-na conhecida no mundo inteiro”, quando entregou o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro aos cuidados da Congregação.

A imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é considerada um símbolo de esperança, consolação e auxílio em momentos difíceis. Os fiéis recorrem a ela com confiança, pedindo sua intercessão em situações de angústia, doença, perdas e aflições de todo tipo.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias