sexta-feira, 22, novembro, 2024

‘Letramento racial’ é tema de palestra ministrada a beneficiários do Bolsa Cidadania

A palestra foi ministrada nos dois dias por Alessandra Laurindo, coordenadora de Políticas Étnico-Raciais

Mais lido

A Coordenadoria Executiva do Trabalho e Economia Criativa e Solidária, da Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, e a Coordenadoria de Políticas Étnico Raciais, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, promoveram a palestra intitulada “Letramento Racial”, a 189 beneficiários do Programa Municipal Bolsa Cidadania, na quarta (15) e quinta-feira (16), Biblioteca Municipal “Mário de Andrade”. A palestra foi ministrada nos dois dias por Alessandra Laurindo, coordenadora de Políticas Étnico-Raciais.

De acordo com Elaine Campos, gerente de Qualificação Profissional, a escolha por trabalhar essa temática vem da proposta em realizar, além da capacitação profissional, uma formação cidadã para cada beneficiário. “O intuito é que eles sejam multiplicadores de reflexões tão importantes quanto a questão que envolve o racismo”, ressalta.

A palestrante Alessandra Laurindo também enfatizou a oportunidade de levar o letramento racial e elucidar a questão para este público. “Para nós, é fundamental essa troca com tamanha capilaridade, pois o público abrange vários territórios que muitas vezes não acessamos”, avaliou a coordenadora de Políticas Étnico-Raciais.

O evento integra a programação dos “21 Dias de Ativismo contra o Racismo”, campanha que existe desde 2017 e funciona como uma grande agenda antirracista, onde movimentos sociais, coletivos, figuras públicas e pessoas independentes podem propor diversas atividades que pautem o debate pelo fim da discriminação racial.

A programação é desenvolvida pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Coordenadoria Executiva de Políticas Étnico-Raciais, que integra a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular. A agenda também conta com a atuação do Centro de Referência Afro “Mestre Jorge” e do Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias