As feiras criativas e solidárias, que reúnem artesãos e empreendedores da cidade, começam a retomar suas atividades. Neste sábado, 09 de abril, serão realizadas duas delas: a “Tô em casa”, no Parque Infantil; e a V Feira de Mulheres Empreendedoras, na Praça do Daae – ambas com entrada gratuita e apoio da Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo e Gerência de Economia Criativa e Solidária.
Em comum, as feiras são realizadas apenas por empreendedoras e trazem uma variedade de artigos e opções para presentear. De acordo com Ana Patrícia Ferreira, gerência da Coordenadoria de Economia Criativa e Solidária, “é um momento importante da retomada das feiras para a afirmação econômica dessas profissionais da economia criativa solidária.”
Tô em casa – A feira será realizada das 10 às 16h no Parque Infantil. Artesanato, moda e acessórios, produtos ecológicos, comida – entre outros – marcam a edição.
De acordo com Simoni Ferreira dos Santos, organizadora da “Tô em casa”, aproximadamente 30 empreendedoras participam desta edição da feira. “Esta feira une somente mulheres empreendedoras e artesãs que se apoiam para construir seu negócio com respeito e liberdade e recebeu o nome de ‘Tô em casa’ pois as guerreiras têm a oportunidade de trabalhar, se sentindo em casa: algumas trazendo seus filhos e recebendo seu público com carinho e aconchego do lar”, aponta Simoni.
Além do artesanato, a feira terá destaques, como: chocolates, brechó, doces veganos, produtos ecológicos e lingeries. Acesse “Tô em casa” no Instagram: @toemcasa.feira .
O Parque Infantil, na região central de Araraquara, fica na Av. Prof. Jorge Corrêa, esquina com rua São Bento (rua 3).
Feira de Mulheres Empreendedoras – A feira na Praça do Daae terá início às 17h e segue até às 22 horas, reunindo 55 expositoras com a coordenação do Grupo MEA. Artesanato, culinária, moda e beleza, decoração estão entre os produtos oferecidos.
O grupo MEA foi fundado em 2019 com objetivo de criar e incentivar as novas atividades realizadas por mulheres empreendedoras dos mais variados segmentos da economia local. De acordo com a presidente Néia Castagini, a proposta do MEA é promover encontros presenciais ou online, por meio de cafés, feiras, networks, palestras e workshops que possam servir de incentivo e conhecimento, fomentando e apoiando o empreendedorismo feminino, inspirando assim o crescimento das mulheres empreendedoras. Vale destacar que a diretoria do Grupo MEA conta com outras seis mulheres em sua administração.
Néia lembra que este é um movimento de mulheres sem fins lucrativos e, se alguma mulher desejar participar, basta acessar o grupo pelo link: https://chat.whatsapp.com/HI0t8QFZr98Am0Lb8V3Hrp .
O Grupo MEA irá realizar as feiras na Praça do Daae a cada dois meses. Para esta edição, a feira conta com parceria com: Carlinhos Up Suplementos Absolut Nutrition, Casa de Carnes Carvalho e Honda Santa Emília.
A Praça do Daae está localizada na Rua Napoleão Selmi Dei, 26, na Vila Harmonia (próxima ao Gigantão).