Nesta quarta-feira (23), foi concluída a Oficina 1.000 Mulheres, capacitação gratuita que teve o propósito de oferecer conhecimento a mulheres em situação de vulnerabilidade social, com certificado nos temas: gestão, empreendedorismo, empoderamento feminino e negócios de impacto social. A iniciativa, que teve início no último dia 14, teve suas aulas realizadas na sede do Sebrae Araraquara, na Via Expressa.
O evento, que fez parte da “Programação do Mês Elza Soares” em homenagem ao Mês da Mulher, foi uma parceria do Sebrae com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, por meio da Coordenadoria de Mulheres e da Assessoria LGBTQIA+.
O curso teve o objetivo de fomentar o empreendedorismo como oportunidade de geração de trabalho e renda, além de transformar a vida de mulheres que desejam ser protagonistas de sua própria história, realizando sonhos através da inclusão social. O público-alvo foi composto por mulheres empreendedoras, em situação de rua, idosas com mais de 60 anos, imigrantes, indígenas, negras, mulheres com deficiência, reeducandas (em situação de reclusão), refugiadas, transgêneros e vítimas de violência.
Alessandra Dadona, coordenadora executiva de Políticas para Mulheres da Prefeitura de Araraquara, valorizou o intuito da ação. “Essa parceria com o Sebrae para um curso de empreendedorismo voltado às mulheres foi uma oportunidade para que muitas pudessem ampliar seus conhecimentos, valorizar e explorar competências e habilidades, e também é uma aposta em lideranças femininas”, avaliou.
Erika Matheus, assessora especial de Políticas LGBTQIA+ da Prefeitura de Araraquara, destacou que o curso Mil Mulheres foi uma oportunidade importante para a autonomia e maior emancipação das mulheridades que puderam participar. “A grade de conteúdo com ações voltadas para a subjetividade dessas mulheres, sua inteligência e capacidade no empreendedorismo foi algo importante para criarem estratégias e serem bem-sucedidas. E, para além de tudo isso, o curso reflete que todos os tipos de mulheridades podem ser quem elas são e quando quiserem. Agradeço muito à equipe coordenadora do Sebrae Araraquara pela ação, sobretudo à Luciane, que com tanto carinho firmou tal parceria institucional. A Assessoria Especial de Políticas LGBTQIA+ fica à disposição para outras oportunidades”, ressaltou.
A agenda do Mês “Elza Soares” conta ainda com diversas atividades culturais, rodas de conversa, corrida de rua, entre outras atrações que são oferecidas até o dia 31 pela Prefeitura de Araraquara, através da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular e pelo Centro de Referência da Mulher. Confira abaixo as próximas atrações:
PROGRAMAÇÃO MÊS ELZA SOARES
27 DE MARÇO – 8H
Parque Infantil – concentração e largada
Av. São Bento, 1993 – Centro
Corrida e caminhada “Atalanta” em celebração ao Mês das Mulheres
Ônibus itinerante com serviços de saúde para mulher, atividades esportivas no parque, DJ e feira.
Inscrições em: www.araraquara.sp.gov.br
29 DE MARÇO – 15H
Restaurante Popular
R. Nove de Julho, 3319 – Vila José Bonifácio
Café da tarde com a associação “Panelas Unidas” e roda de conversa sobre cooperativismo
Público-alvo: beneficiárias dos programas sociais da Prefeitura de Araraquara
PROJETO CENTRO DE REFERÊNCIA DA MULHER NOS CRAS
Rodas de conversa e sensibilização sobre a vida da cantora Elza Soares e os desafios de ser mulher
25 DE MARÇO, 14H
CRAS “Ida Garcia da Cruz” – Cruzeiro do Sul
Rua Prof. Dr. Celso Eduardo de Moraes Barbosa, 79 – Jardim Iedda
28 DE MARÇO, 9H
CRAS “Dagmar Fedozzi Cataneu” – Selmi Dei
Avenida Luiz Ribeiro Filho, 402 – Selmi Dei setor II
29 DE MARÇO, 9H
CRAS “Junia Maria De Santi Alves” – Jardim Maria Luiza
Av. Alfeu Gonçalves Belchior, 75, Jardim Maria Luiza I
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DO MÊS
Homenagem à Elza Soares com pintura de mural em grafite
Sede do Quilombo Rosa
Avenida Lázaro Machado, nº 1150 – Valle Verde
Mais informações no site www.araraquara.sp.gov.br ou nas redes sociais da Prefeitura.