Nesta quinta-feira (27), o Parque Infantil, no Centro, recebe a programação da Mobilização Pró-Saúde da População Negra. Entre as 17h30 e 20h30, as pessoas que passarem pelo local terão à sua disposição serviços gratuitos como aferimento de pressão e teste de glicemia, além da oficina de dança do ventre com a professora Faby Guedes e DJ com o professor Renato Lelê.
A programação é realizada pela Prefeitura Municipal de Araraquara, por meio da Coordenadoria de Políticas Étnico-Raciais, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e da Participação Popular, com o objetivo de promover o 27 de outubro, que é o Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra. A data foi escolhida pelas organizações do movimento negro e trabalhadores da saúde para lembrar que apesar dos avanços conquistados na área da saúde, ainda persistem as desigualdades raciais. Nesse dia, acontece em todo o Brasil uma série de atividades para informar a população negra sobre os seus direitos e ampliar o debate com os gestores, profissionais de saúde e a população em geral sobre o racismo e suas relações com a saúde.
Em Araraquara, a programação começou nesta terça-feira (25) e se estende até sexta-feira (28) em vários pontos da cidade. A ação deste ano vem com o tema “É preciso ser antirracista!” e o objetivo é sensibilizar a população para os cuidados necessários e os gestores de saúde quanto à implementação da Política de Saúde Integral da População Negra.
A programação conta com palestras, atividades físicas, atividades culturais, campanhas de prevenção das doenças com mais incidência no público alvo, com aferimento de pressão, teste de diabetes, teste rápido do Covid-19 e orientações em geral.
A agenda será finalizada nesta sexta-feira (28), na Área de Lazer Antônio José Paterniani (Tom Zé), no Jardim América, que receberá samba-rock com o professor Saulo e DJ com o professor Renato Lelê.
O evento é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, com o núcleo da Saúde da População Negra e de Terreiros “Nair Claudino”, também com a Secretaria Municipal de Cultura, através das Oficinas Culturais, e conta com o apoio da UNIP através dos alunos do curso de enfermagem e do Grau Técnico com os alunos do curso de técnico em enfermagem.