Com o retorno dos atendimentos presenciais, o Poupatempo alerta os usuários para que acessem apenas os canais oficiais do programa – o portal www.poupatempo.sp.gov.br e o aplicativo Poupatempo Digital – para obter informações e agendar serviços nos postos.
De acordo com o diretor da Prodesp, Murilo Macedo, existem sites que atuam como uma espécie de despachante virtual, exigindo pagamento para agendar atendimento no Poupatempo. “O cidadão precisa estar atento para não cair em golpes, como é o caso de sites que cobram taxas indevidas para marcar data e horário nas unidades do Poupatempo. O agendamento é gratuito e importante para a retomada consciente dos serviços prestados pelo programa em todo o Estado”, destaca Macedo.
Após o fechamento temporário das unidades, por conta da pandemia do coronavírus, o Poupatempo retomou os atendimentos presenciais de forma gradual, com a adoção de medidas preventivas e protocolos sanitários, seguindo as diretrizes do Plano São Paulo, para minimizar os riscos de transmissão e garantir a segurança da população e dos colaboradores.
Além da obrigatoriedade do uso de máscaras, medição de temperatura, higienização das mãos com álcool em gel e dos calçados com tapete sanitizante, o Poupatempo reduziu a capacidade de atendimento a 30% em cada unidade, priorizando serviços que necessitam da presença do cidadão para ser concluído, como a solicitação do RG e da primeira habilitação, por exemplo. Os demais, como solicitação da Carteira de Trabalho, Seguro Desemprego, Licenciamento e Transferência de veículo devem ser feitos de forma remota, pela internet, também pelas plataformas digitais do programa.
Agendamento
O agendamento no Poupatempo é grátis, pessoal e intransferível, e pode ser feito pelo portalwww.poupatempo.sp.gov.br ou pelo aplicativo Poupatempo Digital.
Outros canais para agendamento são o atendente virtual Poupinha, disponível no canto inferior direito da tela do portal do Poupatempo, e os totens de autoatendimento, distribuídos em pontos estratégicos no Estado.
Os usuários também podem optar pelo atendimento eletrônico pelo telefone, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana: de telefone fixo, pelos números (11) 4135-9700 (Capital e Grande São Paulo) ou 0300 847 1998 (demais municípios do estado de SP). Nas ligações de celular, o telefone é o (11) 4135-9700 (todos os municípios do estado de SP).