sexta-feira, 23, fevereiro, 2024

Prefeitura inaugura USF do Jardim São Bento nesta sexta-feira (22)

Demanda eleita como prioridade no Orçamento Participativo será entregue à população em solenidade marcada para as 9h

Mais lido

Nesta sexta-feira (22), às 9h, será realizada a cerimônia de inauguração da Unidade de Saúde da Família (USF) “Selma Rita Canelas Ferrari Nogueira”, que fica na Avenida Augusto Bernardi, confluência da Avenida Professora Maria Aparecida Machado Valério, no Jardim São Bento, região noroeste de Araraquara. A obra é uma demanda eleita como prioridade pela população da Região 1 do Orçamento Participativo e teve um investimento total de R$ 1.275.943,64.

O prédio, já edificado e coberto, abrigou o canteiro de obras e a administração da empresa que construiu as casas do bairro, nas divisas com o Vale do Sol, Acapulco e Águas do Paiol. A obra englobou a substituição de piso cerâmico e azulejos; reparo nos pontos de alvenaria danificados; troca de placas de gesso acartonado nos pontos danificados; instalação de portas, portinholas e barras para PNE; instalação de peças e acessórios de hidráulica; instalação de todo o sistema elétrico da Unidade; recolocação de todo o telhamento e forro; aplicação de textura acrílica em paredes externas; pintura geral da edificação (interna, externa e de esquadrias); reforma do balcão de atendimento para regularização quanto à acessibilidade; reforma da área externa com instalação de diferentes pisos para estacionamento e acessos à unidade, e vegetação.

A unidade vai desafogar o atendimento da unidade de saúde do Vale do Sol, com o atendimento de aproximadamente 4 mil pessoas do Jardim São Bento e Águas do Paiol.

Selma Rita Canelas Ferrari Nogueira

Selma Rita Canelas Ferrari Nogueira, que dá nome à nova unidade de saúde, nasceu em 22 de setembro de 1946, em Santos. Filha de Jacob Karl Ferrari e Adil Canelas Ferrari, era casada com Mauricio Zangrando Nogueira e mãe de Ricardo, Rafael e Ramon. Concluiu os cursos de Obstetriz (USP), Enfermagem para Obstetrícia (USP), Licenciatura em Formação Pedagógica (Unesp), Administração Hospitalar (Faculdade de Medicina da Fundação Universitária do ABC), Especialização em Saúde Pública (USP) e Pós-graduação em Enfermagem Psiquiátrica (USP), entre outros, com participações em palestras, mesas-redondas, seminários e congressos.

Trabalhou como obstetriz na Maternidade São Paulo (São Paulo) entre 1967 e 1969, no Hospital do Servidor Público Municipal (São Paulo) entre 1969 e 1972, e como enfermeira no Hospital do Servidor Público Estadual (São Paulo) entre 1972 e 1973. Foi enfermeira supervisora no Hospital do Servidor Público Municipal (São Paulo) entre 1973 e 1976 e trabalhou no Serviço Especial de Saúde de Araraquara (USP) como enfermeira obstétrica e coordenadora do Programa Materno-Infantil entre 1977 e 1979.

Administrou cursos para gestantes e Orientações Pré-Natal e Preparo para o Parto na Clínica Cardiológica Integrada (Araraquara) entre 1979 e 1985 e cursos de Assistência de Enfermagem a Mulheres com Câncer de Mama: Orientações Pré, Trans e Pós-Cirurgia de Mama na Clínica Cardiológica Integrada (Araraquara) entre 1985 e 1988. Ministrou aulas de enfermagem na Escola Técnica Estadual Anna de Oliveira Ferraz (Araraquara) entre 2001 e 2003. Coordenou o Curso de Capacitação e Educação em Saúde da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp Araraquara entre março e outubro de 2002 e foi responsável pelo Setor de Enfermagem da Clínica Cardiológica Integrada – Equipe Multi-Profissional, entre 1979 e 2015. Faleceu em 24 de junho de 2015, aos 68 anos, em Araraquara.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias