Profissionais que atuam na linha de frente dos presídios foram contemplados com a vacina da Covid-19. Nas unidades prisionais da Coordenadoria da Região Noroeste (CRN), por exemplo, quase 6 mil funcionários já foram imunizados. Em meio à aplicação das doses, amparo: servidores arrecadaram alimentos não perecíveis para prestar assistência às famílias mais vulneráveis.
Trata-se da campanha “Vacinação Solidária”, iniciativa do Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass) com apoio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). Todo produto arrecadado foi entregue a entidades filantrópicas ou ao Fundo Social de Solidariedade dos municípios em que os presídios estão instalados.
Nutricionista do CQVidass da Coordenadoria Noroeste, Nilde Regina dos Santos destaca a importância de ações solidárias em meio a tantas dificuldades de saúde e econômicas impostas pela pandemia de Covid-19. “A solidariedade é um pilar fundamental e a intervenção desenvolvida nas unidades vem ao encontro das necessidades vividas por pessoas carentes da nossa comunidade”, diz.
CAMPANHA CONTINUA
A campanha seguirá até a aplicação da segunda dose da vacina, prevista para ocorrer em maio. Em todo o Estado de São Paulo, 178 unidades prisionais foram contempladas com o programa de vacinação, totalizando 30 mil servidores imunizados.
A vacina foi aplicada por profissionais de saúde que atuam nos próprios estabelecimentos penais, evitando, assim, que os servidores se deslocassem até a rede pública e causassem aglomerações.