segunda-feira, 27, maio, 2024

Programa “Consultório na Rua” será lançado nesta sexta-feira (26)

Iniciativa integra uma equipe multiprofissional que desenvolve ações integrais de saúde frente às necessidades da população em situação de rua

Mais lido

Nesta sexta-feira (26), às 9h, na Praça do Carmo (Av. Sete de Setembro, s/nº, Carmo), será realizada a solenidade de lançamento do programa “Consultório na Rua”, estratégia instituída pela Política Nacional de Atenção Básica que visa ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde, ofertando, de maneira mais oportuna, atenção integral à saúde para esse grupo populacional, que se encontra em condições de vulnerabilidade e com os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados.

O programa “Consultório na Rua” é uma iniciativa do Sistema Único de Saúde (SUS) vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, e envolve equipes multiprofissionais que realizam suas atividades de forma itinerante e, quando necessário, desenvolvem ações em parceria com as equipes das Unidades Básicas de Saúde do território.

O programa visa realizar procedimentos básicos como verificação de pressão, aplicação de vacinas, verificação de glicose, pequenos curativos, oferta de medicamentos, vigilância para doenças como tuberculose e hanseníase, testes rápidos contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), coleta de exames, testagem de Covid-19, além de aconselhamento sobre cuidados com a saúde, distribuição de preservativo e encaminhamento para outros serviços mais complexos, como intervenção para internação voluntária, involuntária e compulsória, encaminhamento para o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), entre outros.

O programa também tem o propósito de oferecer abrigo, orientação e garantir nutrição e higiene, além de isolar aqueles que estejam com suspeita da Covid-19. “Diante deste cenário, a equipe do programa interage totalmente de forma interprofissional colaborativa. Queremos inserir essa população na Rede de uma forma qualificada, produzindo uma relação de vínculo que facilite o cuidado e possibilite ações efetivas para a promoção de saúde. Conseguir fazer com que cuidem deles próprios, do corpo, da mente e da saúde em geral, é o primeiro passo para que consigam sair dessa situação. Por isso, queremos proporcionar essa atenção integral à saúde deles”, explicou a enfermeira Ana Lúcia Pereira, responsável pelo projeto na cidade.

Além de Ana Lúcia, a equipe é composta pela médica Gisselle Gonzales Maza de Oliveira, a técnica de enfermagem Lucimara Martines Carrenho Trindade e os agentes comunitários de saúde Paulo Henrique Cassatti e Izabel Cristina do Nascimento. A Secretaria Municipal de Saúde entrega à equipe um veículo para a realização desses atendimentos in loco e proporcionando um atendimento de excelência e qualidade a essa população. A atuação acontece com oito horas diárias, de segunda a sexta-feira, com atendimento na rua e demais locais públicos.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias