sexta-feira, 23, fevereiro, 2024

Programa PIIS – Frentes da Cidadania recepciona 10ª turma e ultrapassa 300 famílias beneficiadas

Participantes do projeto, que estão em vulnerabilidade social, recebem bolsa-auxílio e participam de cursos profissionalizantes para reinserção no mercado de trabalho

Mais lido

A 10ª turma do PIIS (Programa de Incentivo à Inclusão Social) – Frentes da Cidadania foi recepcionada 

pelo prefeito Edinho e por vereadores, secretários municipais e outras autoridades nesta sexta-feira (24), em solenidade na Biblioteca Municipal “Mário de Andrade”. A turma é composta por 20 pessoas e, desde 2018, o programa já beneficiou 303 famílias.
O objetivo central do projeto é promover a inclusão social, a qualificação profissional, a elevação da escolaridade e a renda para munícipes em situação de vulnerabilidade, por meio da concessão de uma bolsa auxílio no valor mensal de um salário mínimo pelo período de um ano. Essa bolsa tem como condicionalidade a participação, com frequência, de cursos de capacitação profissional e na educação básica.

O prefeito Edinho falou sobre a relevância do programa. “Todos os programas que temos são importantes, mas esse é muito importante porque quem está nele precisa de uma mão estendida. Já atendemos mais de 300 famílias e não é pouco, mas quero que ele possa crescer mais e atender mais pessoas. Eu sempre digo que quando você está caminhando e tropeça, tem que ter alguém do seu lado para te segurar e não te deixar cair. Aqui todo mundo deu um tropeção, de um jeito ou de outro, e quem vai segurar a mão será a Prefeitura. Ela vai dar ajuda para vocês continuarem caminhando de novo e quando vocês estiverem caminhando bem, aí podem soltar da mão e caminhar sozinhos. Isso é o programa. Aproveitem ele”, explicou.

O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, o vereador Paulo Landim (PT), destacou o comprometimento do prefeito Edinho no desenvolvimento desse programa. “O administrador público tem que sentir as pessoas, sentir o que vocês sentem. A partir do momento que o administrador público sente o que vocês sentem, ele vai administrar para vocês. O prefeito Edinho é uma pessoa que, enquanto tiver alguém sofrendo, alguém precisando, ele não dorme. Ele vive 24 horas para ajudar as pessoas e ele tem um lado, que é o lado das pessoas que mais precisam”, elogiou.

A deputada estadual Thainara Faria (PT) falou sobre a oportunidade que deve ser aproveitada. “O PIIS transformou e vai transformar a vida de muitas pessoas. São pessoas que muitas vezes falharam, que vieram a cometer erros, mas isso não pode dizer como será a vida dessas pessoas para sempre. Muitas pessoas, quando acordam e quando vão dormir, pedem por uma nova oportunidade e talvez essa seja a grande oportunidade da vida delas”, orientou.

O vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, valorizou o programa. “Agradeço a vocês pelo empenho e por participar do programa. Vocês têm que ter coragem, empatia e força de vontade. Sei que não é fácil, mas é preciso participar das aulas e participar dos afazeres de casa para buscar coisas melhores. É um programa que já gerou resultados e esses resultados são o objetivo de cada um de nós”, salientou.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa, também falou sobre a nova turma. “É uma alegria imensa toda vez que lançamos uma nova turma desse programa, que para nós é muito importante. E se é importante para nós, imagino como é para cada um de vocês que fazem parte dele. É isso que nos move e é isso que faz com que estejamos aqui pensando em oportunidades como essa”, afirmou.

A coordenadora de Trabalho e Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle, deixou seu recado aos novos beneficiários. “O programa é contínuo. Vocês estarão conosco todos os dias, cinco vezes por semana. Então, além de aprender sobre qualificação profissional, vocês aprendem sobre o convívio social, sobre laços de reciprocidade, sobre laços de amizades e diversas outras parcerias”, ressaltou.

Também participaram da solenidade o vereador Emanoel Sponton (Progressistas); o secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior; a secretária de Saúde, Eliana Honain; e o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Marcelo Mazeta.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias