A proposta de criação de uma Rota Regional de Bike ganhou força na primeira reunião da Câmara Técnica de Desenvolvimento Econômico do Consórcio de Municípios da Região Central – CONCEN- realizada em Araraquara nessa quinta-feira (4) com a participação de representantes dessa área dos municípios consorciados.
Na abertura do encontro, o presidente do CONCEN e prefeito de Santa Lúcia, Luiz Antonio Noli, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância da participação ativa dos municípios nas reuniões do Consórcio para o diálogo e a construção de políticas públicas regionais.
O secretário executivo do CONCEN, José Antônio da Silva Júnior, fez uma apresentação das realizações em 2022, falou sobre os avanços na consolidação e expansão do CONCEN e abriu a palavra aos participantes para esclarecimentos acerca das possibilidades proporcionadas pelo Consórcio no desenvolvimento econômico regional.
Os representantes de cada município tiveram a oportunidade de expor o cenário econômico de suas respectivas cidades. Foram apresentadas as dificuldades para a atração de novas empresas e de geração de empregos na região. Houve relevante troca de experiências entre os participantes, permitindo que os municípios mais consolidados no planejamento econômico contribuíssem com a apresentação de projetos e possibilidades de desdobramentos regionais.
Um projeto de turismo rural de Araraquara em andamento, que demanda a construção de ciclovias, centros de convivência, postos de localização e o uso de uma ferramenta virtual, de aplicativo, para auxiliar na orientação dos trajetos dos ciclistas, despertou grande interesse dos demais municípios participantes que se propuseram a criar, por meio do Consórcio, uma comissão para planejamento de uma Rota Regional de Bike.
Uma experiência local de Américo Brasiliense de realização de uma feira de ofertas para comerciantes e empreendedores com produtos por preços mais acessíveis aos consumidores foi apresentada estendendo o convite para outras cidades participarem da iniciativa visando ampliar o projeto já existente para o âmbito regional.
Os representantes de São Carlos propuseram a possibilidade de mapeamento econômico das cidades da região por meio de um projeto de pesquisa universitário de startups. Ficou decidido que o Consórcio realizará uma reunião para desenvolver essa possibilidade. Outra proposta de São Carlos é para a elaboração de catálogos com informações de cada município consorciado para formalizar a sua apresentação a investidores, com o objetivo de atrair investimentos com maior visibilidade do que cada cidade tem para oferecer, divulgando esses catálogos em eventos de empreendedorismo e exposições comerciais.
A partir de uma sugestão da Prefeitura de Dourado, o Consórcio apresentou o SIM – Serviço de Inspeção Municipal, o qual confere a pequenos produtores de produtos de origem animal a possibilidade de comercializarem formalmente dentro da área geográfica do município. A primeira etapa é a adesão dos municípios ao SIM, de maneira a elaborarem as leis municipais necessárias ao processo, e ficando a cargo do Consórcio construir um SIM único para funcionamento regional aos consorciados.
Participaram do encontro o vice-prefeito de Araraquara e Secretário municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto; Alexandre Kopanakis, coordenador de Desenvolvimento Econômico de Araraquara; Marcos Francisco Fragali Pane, chefe de Gabinete de São Carlos; Marco Antonio Comar, diretor de Administração de Dobrada; Johnny Yakiti, diretor de Desenvolvimento de Américo Brasiliense; Naiara Fernandes da Silva, coordenadora de Desenvolvimento de Santa Lúcia; José Roberto Garcia, diretor do Departamento Jurídico de Ribeirão Bonito; Paulo Torrezan, diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico de São Carlos; Elisabeth de Almeida Furlaneto, diretora de Finanças de Rincão; Keli Cristina Dell Acqua Teruel, gerente de Administração de Araraquara; Wellington Cardoso Monteiro, auditor fiscal de Américo Brasiliense; Philipe Rodrigues, chefe de Empreendedorismo de Américo Brasiliense; e Vivian Alves Pacheco, gerente da Incubadora de Economia Solidária de Araraquara.
Foto: CONCEN/Divulgação