domingo, 25, fevereiro, 2024

Reunião entre Unesp e Prefeitura aborda pesquisas e ações frente aos acidentes com animais peçonhentos

Encontro contou com representantes do poder municipal e do Laboratório de Imunologia e Toxinologia (ITox-Lab-UNESP)

Mais lido

Na última sexta-feira (27), foi realizada uma reunião entre representantes da Unesp e da Prefeitura de Araraquara para debater sobre atividades de pesquisa, ensino e extensão a serem realizadas na cidade frente aos acidentes com animais peçonhentos (escorpiões, serpentes, abelhas e aranhas).

O encontro, realizado no Anfiteatro da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp Araraquara, foi conduzido por Manuela Berto Pucca, biomédica, mestre e doutora em imunologia e professora do Curso de Ciências Farmacêuticas da UNESP – Campus Araraquara. A moderação foi da Escola de Governo Municipal de Araraquara e a reunião contou com a participação de representantes da Secretaria da Saúde (combate às endemias/zoonoses), Meio Ambiente e Educação.

O grupo de pesquisa do Laboratório de Imunologia e Toxinologia (ITox-Lab), sob responsabilidade de Manuela Pucca, possui vasta experiência com a temática, reconhecido nacionalmente e internacionalmente por suas contribuições na toxinologia, justificando sua maior atuação no município em parceria com a Prefeitura. Na ocasião, a docente apresentou as possibilidades de parceria com o Município nas atividades de pesquisa básica, pesquisa clínica e no programa de extensão, desenvolvido por meio de atividades de educação e programas de treinamento.

Celina Garrido, diretora da Escola de Governo, falou sobre a importância do encontro. “Os próximos passos são formalizar o convênio com a Prefeitura Municipal de Araraquara para realização das atividades e realizar o planejamento conjunto dessas atividades que deverão ter início em 2024”, revelou.

Além de Celina, representaram a Prefeitura na reunião a Gerente de assuntos administrativos e educacionais da Escola de Governo, Rafaella Pucca; o gestor público da Escola de Governo, Elielson Carneiro da Silva; a gerente da Educação Infantil da Secretaria de Educação, Muriane Assis; o gerente de Planejamento, Sustentabilidade e Educação Ambiental, Valter Lost Teodoro; o fiscal ambiental Rodrigo Batigalhia Aparecido; a gerente de Zoonoses, Gislaine Cristina das Neves; o biólogo Israel Joaquim; e a assistente administrativa do setor de Endemias, Claudia Cristina Cuniyochi.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias