quinta-feira, 18, julho, 2024

“Saúde Cidadã” atende 100% da fila de exames represados na pandemia

Programa da Secretaria Municipal de Saúde também já atendeu 71% da demanda inicial de cirurgias eletivas e 68% da demanda inicial de consultas de especialidades

Mais lido

O programa municipal Saúde Cidadã, criado para agilizar, em regime de mutirão, a realização de consultas médicas, cirurgias eletivas e exames para pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde), já atendeu 100% da fila de exames especializados que estavam represados durante a pandemia. O mutirão continua atendendo às novas solicitações.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Eliana Honain, até 10 de março, haviam sido realizados 29.491 exames especializados, de uma demanda inicial de 26.858 exames, ou seja, a fila já foi zerada e estão sendo consideradas as novas solicitações de procedimentos, conforme indicação dos profissionais médicos da rede ou pela avaliação/indicação dos profissionais que atuam no mutirão.

Em relação às cirurgias eletivas, a fila também andou bem e 71%¨da demanda inicial, que era de 5.887 cirurgias, já foi atendida. Até 19 de março, 4.164 cirurgias já haviam sido realizadas.

O resultado positivo do Saúde Cidadã também se reflete no número de consultas de especialidades realizadas até 10 de março; de 14.699 consultas que aguardavam agendamento, já foram feitas 9.994, o equivalente a 68% da demanda inicial.

“Já temos ótimos resultados do Saúde Cidadã, mas nossa meta é zerar todas essas demandas até junho deste ano. Estamos trabalhando muito para continuar cuidando da nossa população com toda a atenção e carinho”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Eliana Honain.

Esta fase do programa em andamento teve início em novembro do ano passado, em parceria com a Santa Casa de Araraquara e outros prestadores de serviços, a partir da liberação de R$ 59.994.124,00 pelo Governo Federal, através do Ministério da Saúde, estabelecidos pela Portaria MS/GM nº 1.678, de 27 de outubro de 2023.

Deste total de recursos, já foram investidos mais de R$ 45.1 milhões no mutirão de exames, consultas de especialidades e cirurgias eletivas, realizados na Santa Casa de Araraquara e outros prestadores de serviços parceiros que atuam no Saúde Cidadã.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias