A Ferroviária avançou à semifinal do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino 2023 ao vencer o Internacional-RS por 3 a 0 no último domingo (25) no Estádio da Fonte Luminosa, em Araraquara, pelo jogo de volta das quartas de final. Como já havia vencido o jogo de ida por 1 a 0 em Caxias do Sul-RS, a equipe araraquarense terminou com a vantagem de 4 a 0 no placar agregado e carimbou sua passagem entre os quatro times que seguem na briga pelo título.
A técnica afeana Jéssica de Lima se mostrou satisfeita com o desempenho de suas comandadas. “A maturidade com que elas entraram em campo, no sentido da complexidade de um jogo eliminatório e da situação do campeonato, fez com que esse fosse o melhor jogo desde que estou aqui. Não jogamos com perfeição porque isso não existe, mas chegamos muito perto da excelência de sermos tão equilibrados ofensivamente quanto defensivamente, que é algo que eu sempre busquei”, analisou.
A Ferroviária mostrou domínio da partida desde o início e abriu o placar aos 37 minutos do primeiro tempo com Aline Gomes, que recebeu boa assistência de Lelê para dar um leve toque para deslocar a goleira. No segundo tempo, o time da casa administrou sua vantagem e conseguiu ampliar no final do jogo. Aos 44, em uma cobrança de falta batida com perfeição no ângulo esquerdo da goleira, Suzane fez o segundo gol afeano na partida, que teve números finais aos 48, quando a colombiana Ysela Cuesta entrou e, em seu primeiro lance, recebeu dentro da área para tocar rasteiro na saída da goleira.
Na semifinal, as Guerreiras Grenás terão pela frente o São Paulo, que eliminou o Palmeiras em pleno Allianz Parque, com uma vitória por 3 a 1 após empate por 1 a 1 no jogo de ida. Os duelos da semifinal, que ainda terão datas e horários definidos pela CBF, acontecerão apenas após a Copa do Mundo, que acontece entre os dias 20 de julho e 20 de agosto. O certo é que a primeira partida entre Ferroviária e São Paulo terá mando do Tricolor e o confronto de volta será em Araraquara, pelo fato da equipe afeana ter melhor campanha na fase inicial.
Jéssica de Lima elogiou a qualidade do adversário e exaltou o período de preparação que as equipes terão a partir de agora. “O São Paulo é um time muito bom e tem jogadoras excelentíssimas. Muitas eu joguei contra, ou atuei junto ou trabalhei na Seleção Brasileira, por isso conheço todas e elas têm um excelente treinador. Esse período que vamos ter é a melhor coisa que poderia acontecer a nível de fadiga. Trabalhamos muito a análise de jogos, análise de treinos, por isso não tem só a fadiga física, mas a fadiga mental também, além da cobrança que as atletas colocam sobre elas e que nós também colocamos. O trabalho de excelência que a gente prima aqui na Ferroviária traz um desgaste e com esse tempo vamos conseguir resetar. A nossa equipe precisa melhorar muito e será um período bom. Pode ser que depois dessa parada, as equipes sejam outras porque todo mundo vai usar para esmiuçar os adversários, fazer situações diferentes e melhorar o que já tem”, pontuou a treinadora.
A partida deste domingo contou com ingresso solidário, ou seja, os torcedores puderam colaborar com um alimento não perecível ou agasalhos que serão revertidos ao Fundo Social de Solidariedade de Araraquara. O público presente no estádio foi de 2.150 pessoas.
Antes da parada para o Mundial, as Guerreiras Grenás entram em campo pela oitava rodada do Campeonato Paulista, em jogo marcado para esta quinta-feira (29), às 15h, para enfrentar o Red Bull Bragantino, no Estádio Dr. Hudson Buck Ferreira, em Matão.
Técnica da Ferroviária comenta classificação para a semi do Brasileirão Feminino
Guerreiras Grenás eliminaram o Internacional-RS e avançaram entre as quatro melhores equipes da competição nacional