O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Araraquara (CONSAN) oficializou para todas as universidades de Araraquara uma proposta de campanha chamada “Trote Solidário”, com o propósito de arrecadar alimentos para atender famílias em situação de vulnerabilidade social e instituições que contam com ações com a mesma finalidade.
A coordenadora executiva de Segurança Alimentar, Silvani da Silva, conta que essa é a primeira vez que a ação foi pensada para o Banco de Alimentos de Araraquara. “A ideia é reunir os alunos calouros em uma ação social e estimular a questão da solidariedade e assim promover a formação cidadã”, descreve.
As universidades particulares da cidade já iniciaram suas aulas, enquanto as públicas retomarão as atividades em março. A sugestão foi feita pela conselheira Raquel Moreira e teve aprovação dos demais membros do órgão.
O presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Paulo Sérgio Viana, falou da importância da arrecadação. “Nós do CONSAN trazemos aos nossos jovens universitários uma proposta para realização do ‘Trote Solidário’ no município. Araraquara tem milhares de famílias dependentes do apoio alimentar para sua subsistência. Os universitários, que sempre estiveram presentes nas mudanças históricas, mais uma vez atuarão na melhoria da saúde alimentar. A universidade é um polo de ação social e sempre fez parte da mudança social”, destacou.
Rede de Solidariedade
Em tempos de pandemia, a atuação do Banco de Alimentos tem sido essencial, já que é o principal polo de recebimento, armazenamento, montagem de cestas básicas e distribuição dos alimentos pela Rede de Solidariedade, sob o slogan “A Solidariedade contagia mais que vírus”. Vale destacar que parte desses produtos são adquiridos em campanhas constantes de arrecadação, através de ações ou parcerias de empresas com o poder público e várias entidades assistenciais.
Segundo o balanço divulgado no início de fevereiro, a soma do total de alimentos arrecadados com o número de alimentos comprados pelo município ultrapassa mil toneladas de alimentos distribuídos desde o início da pandemia.
As pessoas podem fazer suas doações para a Rede de Solidariedade de segunda a sexta-feira, nos seguintes endereços: Casa dos Conselhos, na Avenida Portugal, 583, Centro, das 8h às 17h; Fundo Social de Solidariedade, na Rua Imaculada Conceição (Rua 12), 3885, Vila Yamada, das 7h às 13h; e no Banco de Alimentos, na Avenida Padre Antônio Cesarino, 808, Vila Xavier, das 7h às 15h. E uma outra forma de doar recursos financeiros à Rede de Solidariedade é o PIX, transferência bancária gratuita e instantânea, cuja chave é o e-mail rededesolidariedade@araraquara.sp.gov.br