sexta-feira, 22, novembro, 2024

“21 Dias de Ativismo contra o Racismo” celebra tradições de matrizes africanas

Caminhada marcada para esta terça-feira (21) sairá da Câmara Municipal em direção à Praça Santa Cruz

Mais lido

Nesta terça-feira, 21 de março, é comemorado o Dia Internacional de luta pela Eliminação da Discriminação Racial e Dia Nacional das Tradições das Raízes Africanas e Nações do Candomblé. Para marcar a data, a programação dos “21 Dias de Ativismo contra o Racismo” oferece uma celebração das tradições de matrizes africanas a partir das 17h, quando será realizada uma caminhada com religiosos em um percurso que sairá da Câmara Municipal em direção à Praça da Igreja Santa Cruz, no Centro de Araraquara.

A coordenadora de Políticas Étnico-Raciais, Alessandra Laurindo, conta que o dia 21 de março, a partir deste ano, passa ser ainda mais simbólico e representativo, após a implementação, no mês de janeiro da Lei 14.532, de 2023, que tipifica como crime de racismo a injúria racial. “Um país, uma cidade que há tanto tempo testemunham a hostilização e inferiorização de pessoas pretas expressadas nas mais variadas formas e ainda com raríssimas punições, sem dúvidas precisavam de algo mais rígido e é nisso que acreditamos. A mudança muito contribuirá para que um novo comportamento se instaure”, comenta.

Segundo ela, a lei terá um importante papel nessa luta e um outro debate será realizado nesta terça-feira. “As pessoas serão penalizadas por praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional com reclusão de um a três anos e multa e isso é fruto de muita luta dos movimentos sociais e que hoje se faz realidade. Na sessão de amanhã na Câmara Municipal acontecerá uma votação histórica, fruto de um fórum realizado com religiosos de matrizes africanas, onde construíram diversas leis para inclusão no calendário oficial do município. A participação de todos que clamam por uma sociedade mais justa e de direitos iguais será fundamental”, conclui Alessandra.

A campanha dos “21 Dias de Ativismo contra o Racismo” existe desde 2017 e funciona como uma grande agenda antirracista, onde movimentos sociais, coletivos, figuras públicas e pessoas independentes podem propor diversas atividades que pautem o debate pelo fim da discriminação racial.

A programação é desenvolvida pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Coordenadoria Executiva de Políticas Étnico-Raciais, que integra a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular. A agenda também conta com a atuação do Centro de Referência Afro “Mestre Jorge” e do Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo.

Dias de ativismo

O mês de março é escolhido para os “21 Dias de Ativismo contra o Racismo”, pois no dia 21 de março de 1960, sob o regime racista na África do Sul (Apartheid), foram assassinados 69 jovens e feridos 186, em brutal repressão, conhecida como “Massacre de Shaperville”. Nessa data, cerca de 5 mil jovens negros faziam um protesto pacífico contra a Lei do Passe, que na época, obrigava os negros a portarem um cartão que indicava os locais onde era permitida sua circulação. Havia também a luta contra o aprendizado do africâner, a língua do opressor. A polícia sul-africana abriu fogo sobre a multidão desarmada, seguindo o regime de segregação racial adotado de 1948 a 1994. A ONU – considerou desde então essa data como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.

PROGRAMAÇÃO – ‘21 Dias de Ativismo contra o Racismo’

21/03 – 17h – Dia Internacional de luta pela Eliminação da Discriminação Racial, Dia Nacional do Candomblé. Celebração das Tradições de Matrizes Africanas – Caminhada com religiosos
Trajeto: Da Câmara Municipal à Praça Santa Cruz

24/03 – 18h30 – Lançamento do livro “A história Comprovada: fatos reais e as dores da escravização araraquarense” (as histórias que Rui Barbosa não queimou): Parceria com Ordem dos Advogados do Brasil – 5ª Subseção, Sesc, Uniara e Academia Araraquarense de Letras. Local: SESC

25/03 – 09h – Oficina com o Grupo Ilú Oba de Min – Evento em parceria com o SESC, Centro de Referência da Mulher, Secretaria de Cultura e Academia Zamba Bem. Local: Palacete das Rosas

27/03 – 08h30 – Letramento Racial para supervisores e professores especialistas de currículo do Estado. Local: Diretoria de Ensino.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias