O aeroporto de Araraquara ‘Bartholomeu de Gusmão’ deve voltar a funcionar a partir das 10h da próxima quinta-feira (16). O local agora é administrado pela Rede VOA, que fez investimentos na ordem de R$ 1,6 milhão, neste primeiro ano de concessão, em obras estruturais e de melhorias na navegação aérea que foram solicitadas por companhias aéreas que devem operar em Araraquara.
O aeroporto de Araraquara não recebe voos comerciais desde 23 de março de 2020, quando teve início a pandemia da Covid-19. Agora, os voos devem retornar à normalidade.
No total, a empresa deve investir R$ 16,5 milhões no aeroporto ao longo de 30 anos. Para a retomada dos serviços no aeroporto, a empresa investiu na revitalização do terminal de passageiros, implantação de caminhão de bombeiro, implantação e instalação de estação de telecomunicação, recuperação de balizamento noturno, recuperação do pátio da pista, recuperação de esteira, aquisição de novas longarinas, implantação do PAPI (sistema de ajudas visuais à navegação aérea) e canal de inspeção para atendimento a voos comerciais regulares.
A Rede Voa venceu o leilão promovido pelo governo do Estado, em 15 de julho de 2021, na B3, Bolsa de Valores de São Paulo. Na oportunidade, foram arrematados também os aeroportos de Ribeirão Preto, Sorocaba, Avaré, Bauru-Arealva, Franca, Guaratinguetá, Marília, São Carlos, Registro e São Manoel.
A concessionária assumiu a operação em Araraquara em 1º de abril de 2022 e, desde então, vem trabalhando para deixar o aeroporto operacional. A previsão era finalizar as melhorias no fim do segundo semestre do ano passado, mas o prazo acabou se estendendo.