quinta-feira, 4, julho, 2024

Alunos da EMD assistem “O Quebra-Nozes no Mundo dos Sonhos” em São Paulo

Último passeio pedagógico do ano aconteceu no dia 30 de novembro em uma parceria do Educativo da São Paulo Companhia de Dança com a EMD, por meio da Secretaria Municipal da Educação

Mais lido

A Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD) participou do segundo programa da Temporada 2022 da São Paulo Companhia de Dança no Teatro Sérgio Cardoso e levou 53 estudantes e mais 7 educadores para assistirem ao balé “O Quebra-Nozes no Mundo dos Sonhos”.

“O último passeio pedagógico do ano aconteceu dia 30 de novembro, graças a parceira com o Educativo da São Paulo Companhia de Dança que acessibiliza espetáculos gratuitos para estudantes e terceira idade, para a formação de público em dança. Neste projeto, a plateia conhece de perto o processo de criação e montagem dos espetáculos da Companhia, além de assistirem à apresentação de coreografias da temporada”, explica a diretora artística da EMD, Georgia Palomino.

De acordo com ela, a atividade encerrou uma série de passeios pedagógicos realizados ao longo deste ano, que acontece com o apoio e incentivo da Secretaria Municipal de Educação. “Foi a segunda vez que estivemos em São Paulo e desta última vez conseguimos ampliar no número de vagas contemplamos desta forma todos os estudantes dos 4º, 5º e 6º anos da escola e alguns estudantes do Núcleo de Formados e Formandos”, informa.

A estudante Poliana Jacob de Almeida, 14 anos, contou que a viagem foi “maravilhosa”, além de “uma oportunidade de reparar nos detalhes.” “Me encantei no ballet ‘O Quebra Nozes’ pois é um ballet muito marcante e, particularmente, nunca tinha visto na vida. Eu adorei … foi uma experiência mesmo e veria de novo com certeza.”

“O Quebra-Nozes no Mundo dos Sonhos” é um grande clássico de Natal que ganha toques brasileiros em uma versão inédita da coreógrafa Márcia Haydée. A montagem deste clássico de repertório marca o reencontro da artista com a Companhia, para a qual montou “O Sonho de Dom Quixote” (2015), um sucesso de público e de crítica no Brasil e na Europa. Márcia Haydée é brasileira e é uma figura icônica da dança mundial, bailarina, coreógrafa e diretora de dança.

A estudante da EMD, Alicia de Onofre Souza, 14 anos, achou “a história incrível: o jeito que foi produzido o espetáculo foi perfeito, o jeito de dançar, a expressão facial de todos eles, o cenário, figurino, objetos cênicos e tudo mais! Viajar para ver o espetáculo foi incrível, eu amei demais!”

Marina Caroline Luiz Antonio, 17 anos, estudante do Núcleo de Formados e Formando da EMD, chorou na apresentação devido à emoção que a dança lhe tocou. “Toda a viagem foi incrível, mas a parte que vimos o espetáculo foi literalmente mágico para mim, inclusive tive uma crise de choro por causa da versão da Márcia Haideé, que é ao contrário: começa com a dança das flores, lindíssimas e muito impecável, toda a versão abrasileirada onde aparece capoeira, samba e coisas que influenciam nossa incrível cultura! Agradeço demais a equipe do Iracema por ter me dado essa experiência que eu tenho certeza que será inesquecível.”

“Não podemos mensurar o quanto dessa experiência reverberará na vida desses estudantes. Para muitos foi a primeira vez que foram a São Paulo e também a primeira vez que assistem a um espetáculo de balé com uma companhia profissional, além da incrível oportunidade de ouvirem Márcia Haydée, uma lenda viva da história da dança, falar sobre o processo criativo do espetáculo”, finaliza Georgia.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias