sexta-feira, 22, novembro, 2024

Alunos da Uniara podem se inscrever no processo seletivo do PET – Saúde e Gestão do Ministério da Saúde

Para os estudantes da Universidade de Araraquara, oportunidade é oferecida aos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Psicologia

Mais lido

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET – Saúde Gestão e Assistência está com inscrições abertas para seu processo seletivo, oferecidas a alunos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Psicologia da Universidade de Araraquara – Uniara, e para estudantes da Faculdade de Odontologia e da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp. Os interessados devem se inscrever pelo link de responsabilidade da Unesp, https://bit.ly/selecao-petsaude-arqra. Os editais estão disponíveis no link https://bit.ly/3QKHdHD e também na página oficial do Instagram – @petsaudeararaquara.

“Com a finalidade de aprimorar o processo de promoção da integração entre ensino, serviço e comunidade como parte da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde – PNEPS, o Ministério da Saúde – MS, por meio da sua Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – SGTES, lança, em 2022, a décima edição do PET – Saúde, com o objetivo de estimular práticas de ensino-aprendizagem na realidade do trabalho em saúde, de acordo com as necessidades do Sistema Único de Saúde – SUS”, explica a professora do curso de Enfermagem da Uniara, Aline Natalia Domingues.

Ela conta que se trata de um programa que foi proposto com a abertura do 10º edital do MS, em 2021, por meio do qual inscreveram-se universidades de todo o Brasil, totalizando 150 projetos “e, posteriormente, houve a seleção de alguns projetos para participarem efetivamente desse programa”. “Um dos aceitos foi o nosso, que é uma parceria entre a Uniara, por meio dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Psicologia, os cursos de Odontologia e Farmácia da Unesp e a Secretaria Municipal de Saúde de Araraquara”, detalha a docente, que é tutora do PET- Saúde Gestão&Assistência da estratégia Novas Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde.

As ações do PET – Saúde, de acordo com Domingues, “debruçam-se essencialmente na construção da qualificação da assistência e atenção à saúde, com cinco equipes tutoriais, sendo três do eixo Gestão e duas do eixo Assistência, atuando em fragilidades desse processo, inseridas no âmbito da gestão e na rotina de trabalho das unidades de saúde”.

“O projeto que se iniciará tem como objetivo promover a prevenção de agravos de saúde decorrentes da pandemia de coronavírus – Covid-19, a partir da melhoria da qualidade da assistência à saúde e da gestão no município de Araraquara, considerando aspectos dos cuidados com a saúde mental – Atenção, Prevenção e Promoção e do Cuidados com Doenças Crônicas -, estratégias de matriciamento na atenção básica, da Gestão do Trabalho em Saúde – Regulação, da Gestão das Práticas de Educação em Saúde – Educação Permanente e das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde – Testagem, Diagnóstico e Divulgação”, diz a professora.

O processo seletivo destina-se ao preenchimento de vagas para acadêmicos bolsistas, sendo distribuídas oito vagas para estudantes dos cursos Fisioterapia, Medicina e Psicologia, e quatro vagas para acadêmicos bolsistas da graduação em Enfermagem. “Terá como primeira etapa eliminatória o preenchimento do formulário de inscrição e seleção, que deverá conter uma carta de intenção para participação do programa, e a segunda etapa classificatória, que será realizada via Google Meet no período de 12 a 21 de julho”, finaliza Domingues.

As inscrições terminam no dia 3 de julho e a divulgação final dos classificados será realizada até o dia 22 do mesmo mês. Informações sobre os cursos da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias