Os alunos do curso de Psicologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Raquel Barboza Camargo, Andrea Teixeira Barbosa, Nicolas Henrique Calsavara e Sarah Cristina Rocha Monteiro, desenvolveram o trabalho “Luto e seus gatilhos” na disciplina de Tópicos de Pesquisa Científica, ministrada pela professora Solange Luiz.
“Concluímos que o luto não é meramente uma resposta emocional passageira, e sim um processo extremamente complexo que envolve tanto respostas emocionais quanto psíquicas, podendo influenciar até mesmo o nosso organismo. Sendo assim, percebemos que as pessoas do convívio do enlutado são muito importantes, pois são elas que poderão ajudar melhor no desenvolvimento de um luto saudável. Caso as pessoas não entendam, o luto pode causar imenso mal para quem passa pelo processo, o que pode levar as pessoas que estão sofrendo pela perda, uma total mudança de personalidade e deslocamento da realidade”, explicam Camargo, Barbosa, Calsavara e Monteiro.
Para o grupo, o desenvolvimento do projeto “teve uma dimensão significativa em todos os aspectos – emocional, intelectual etc. – e, sobretudo, despertou em cada um de nós a importância de nos prepararmos para algo inevitável: a morte”. “Porém, a pauta em questão é como lidar com o luto, e não há uma fórmula mágica ou um caminho para esse processo, até que cada um passe por ele e possa descobrir esse mistério dentro de si”, completam os integrantes.
Fazer o trabalho, de acordo com eles, foi “rico e desafiador, oportuno e esclarecedor em cada etapa do processo desenvolvido”. “Entendemos que não precisamos passar pelo processo do luto sem ajuda. Precisamos estar mais alertas em relação a todos esses pontos importantes”, ressaltam Camargo, Barbosa, Calsavara e Monteiro.
Luiz salienta que a disciplina ministrada “foi importante para o desenvolvimento das capacidades do aluno para aprofundar os conhecimentos na elaboração de projeto de pesquisa científica”. “De forma extremamente produtiva e dinâmica, por meio das orientações dos grupos, as construções de temáticas atuais e relevantes foram surgindo e, assim, proporcionaram aos estudantes uma experiência inovadora em aprendizado com pesquisas em levantamentos de dados e buscas em referências bibliográficas”, detalha a docente.
Ela conta que “foi gratificante ter ministrado essa disciplina, pois isso gerou um aprofundamento dos conhecimentos em vários âmbitos”. “Outro fator foi a contribuição para o amadurecimento e para a capacidade intelectual do aluno em questionar e ter curiosidade para solucionar e discutir os problemas apresentados”, finaliza.
Informações sobre o curso de Psicologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.