sexta-feira, 22, novembro, 2024

Alunos do Assentamento Bela Vista visitam Museu de Reminiscências Esportivas

Exposição em homenagem a Roseli Gustavo também recebeu a visita do grupo MAEPE, da Igreja Avivamento Bíblico

Mais lido

A exposição “Roseli ‘Basquete’ Gustavo da Silva” vem atraindo um público grande e diversificado ao Museu de Reminiscências Esportivas “Paschoal Gonçalves da Rocha”, que fica no Complexo Aquático da Fonte Luminosa, em Araraquara. Além das visitas individuais, o espaço recebeu, na última quinta-feira (15), os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) do Campo Prof. Hermínio Pagotto, do Assentamento Bela Vista.

Sob a orientação da coordenadora Alessandra Cristina de Oliveira e das professoras Juliana Riva Cerantola, Cristina dos Santos e Taís Cristina Alves de Oliveira, as crianças e adolescentes se impressionaram com a mostra que reúne fotos, troféus, medalhas e uniformes da ex-jogadora araraquarense de basquete Roseli Gustavo, que fez história com a Seleção Brasileira e que hoje trabalha como presidente da Fundesport. Além do Museu de Reminiscências, os visitantes passearam pelo espaço das piscinas e também conheceram o Estádio da Fonte Luminosa e o Museu de Futebol e Esportes de Araraquara.

Rodrigo Coutinho Sossolote, o Soró, monitor do Museu de Reminiscências, agradeceu a visita e destacou que o espaço está aberto a todas as escolas que queiram levar seus alunos. “Foi muito importante os alunos conhecerem o Museu do Paschoal e toda a estrutura que envolve a Ferroviária, além de sair um pouco da sala de aula e terem um pouco desse contato que envolve a realidade da cidade. É muito importante as crianças terem essa interação, essa prática da vida. O esporte é um instrumento para tirar as crianças da rua e gerar a inserção social. Ficamos contentes por essas visitas ocasionadas pela exposição da Roseli, pois está trazendo mais vida ao museu e isso é o mais importante”, comentou.

E esse não foi o único grupo que visitou a exposição na última semana. Na terça-feira (13), o local contou com a presença do grupo de oração Mulheres Avivalistas Edificadas para Evangelizar (MAEPE) da Igreja Avivamento Bíblico, do qual a própria Roseli faz parte. Com a coordenação das pastoras Viviane Chagas e Geise Cristiane Rafael, os integrantes do grupo se encantaram com a mostra. “É muito importante o trabalho que esse grupo realiza e as pastoras ficaram maravilhadas com o que viram. Foi uma grande oportunidade de conhecerem o museu e o legado deixado pelo Paschoal e pela Roseli”, acrescentou Soró.
Vale destacar que a exposição “Roseli ‘Basquete’ Gustavo da Silva” é gratuita e vai até o dia 31 de outubro.

A homenageada

Roseli Gustavo da Silva nasceu em Araraquara e passou sua infância no bairro do Melhado. Iniciou sua caminhada no basquetebol aos 11 anos por influência de sua irmã, que já praticava a modalidade. Aos 12 anos, foi convidada para integrar a equipe de basquete da UNIMEP de Piracicaba. Aos 16, já fazia parte da Seleção Brasileira adulta, onde conquistou os principais títulos da modalidade na década de 90 ao lado das jogadoras Hortência, Magic Paula, Marta Sobral e Janeth. Ajudou o Brasil a fazer história com o título do Pan-Americano em Cuba no ano de 1991 e do Mundial na Austrália em 1994, além da medalha de prata nas Olimpíadas de Atlanta em 1996.

Mesmo depois de encerrar sua carreira nas quadras, a araraquarense nunca deixou o esporte e comandou projetos de revelação de talentos em parceria com o Sesi e atualmente trabalha como presidente da Fundesport e coordenadora executiva de Projetos Esportivos de Inclusão Social da Secretaria de Esporte e Lazer de Araraquara.

Museu de Reminiscências Esportivas

Inaugurado em 25 de agosto de 2015, o museu é formado pelo acervo do historiador e torcedor símbolo da Ferroviária, Paschoal Gonçalves da Rocha, com mais de 10 mil fotos, entre elas do time da Ferroviária, do esporte amador e de clubes amadores de Araraquara e da Seleção Brasileira de Futebol. Entre os itens em exposição no local estão camisas, fotos e troféus.

Falecido em 19 de novembro de 2014, Paschoal não chegou a ver a Ferroviária retornar para o Paulistão em 2015 e também não viu seu museu ser inaugurado sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Esportes e da Prefeitura de Araraquara. A programação do espaço conta com apoio cultural mensal do Clube Araraquarense e do vereador Marcos Garrido, que ajudam na manutenção do museu, e do grupo Filhos do Paschoal.

O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 7h às 11h e o agendamento de visitas pode ser realizado pelo celular/Whatsapp (16) 99701-6489 ou pelo e-mail filhosdopaschoal@filhosdopaschoal.com.br.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias