sexta-feira, 22, novembro, 2024

Araraquara 206 anos, a Morada da Superação

Artigo

Mais lido

*Edinho Silva

Foram muitos desafios de janeiro de 2023 até aqui. Momentos de tensão, de apreensão, mas também superação. Trabalhamos unidos, dia após dia, para que pudéssemos vencer os estragos provocados pelas chuvas de verão. Juntos, estamos resolvendo problemas históricos como os alagamentos da Via Expressa. Graças ao Governo do Presidente Lula, vamos investir R$ 143 milhões na maior obra de infraestrutura da nossa história, gerando as condições para que Araraquara cresça de forma sustentável por um século. Unidos, também estamos colocando nossa Morada num novo patamar de desenvolvimento econômico a partir do turismo de negócios, potencializando nosso complexo de eventos da Arena da Fonte Luminosa.

Assim é Araraquara. Ou melhor, assim é a população de Araraquara. Forte, unida, pronta para fazer e também se refazer. Pronta para construir e se reconstruir.

Temos muito a caminhar? Claro. Mas, podemos afirmar que Araraquara está no caminho certo, firme na sua vocação de cidade moderna e igualitária, que oferece ao seu povo a oportunidade de trabalhar, de criar seus filhos com acesso à cultura, à saúde e à educação de qualidade, com um horizonte real de dias mais prósperos, mais humanos e mais pacíficos.

Hoje, nós comemoramos com nossa população os resultados de programas e políticas públicas implementados ao longo dos últimos anos que criam oportunidades reais de trabalho e renda, que promovem a inclusão social das pessoas que mais precisam e garantem dignidade e qualidade de vida a toda população.

Iniciativas que também nos propiciam viver numa cidade segura e pacífica. Prova disso é o Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil, um indicativo utilizado pelo setor imobiliário para nortear novos investimentos e auxiliar brasileiros que estão em busca de regiões mais seguras para se viver no País. O indicativo destacou Araraquara no segundo lugar do ranking dos municípios entre 200 mil e 500 mil habitantes mais seguros para se viver.

Hoje, também vivemos um momento extremamente promissor economicamente, com a confirmação de investimentos de grande porte, como a instalação da unidade da Estrella Galicia, ampliação da linha de produção da Heineken e formalização do Consórcio Nova Fonte Luminosa, que vai inserir Araraquara na rota dos grandes eventos do Brasil. Também temos investimentos fortes no nosso varejo e nas nossas cadeias produtivas mais tradicionais. Tudo isso é resultado de muito trabalho e o desafio é continuar crescendo com qualidade de vida.

Desafio imposto inclusive pelo crescimento populacional registrado no censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que aponta Araraquara como a cidade de maior crescimento populacional proporcional da região nos últimos 12 anos. Hoje, somamos 242.228 habitantes na Morada do Sol.

Foi com muito esforço e com apoio do nosso povo que nós superamos a pandemia de Covid-19, a maior tragédia humanitária do mundo. Investimos na ciência, na saúde e salvamos vidas. Nossa cidade foi apontada como cidade referência no enfrentamento do vírus.

Quando passou o período crítico da pandemia e a cidade conseguiu voltar a respirar, retomando investimentos que ficaram aguardando o fim do estado de calamidade pública, sofremos a maior tragédia natural registrada na história de Araraquara; chuvas fortes de verão que fecharam o mês de dezembro de 2022 com índices pluviométricos muito acima da média histórica. Vários pontos sofreram estragos. O mais grave, sem dúvida, foi a cratera aberta na Avenida 36, que ceifou a vida de seis pessoas de uma família. Uma perda irreparável provocada por uma tragédia que, infelizmente, vai ficar na nossa história.

Nós conseguimos recuperar os estragos materiais com muito trabalho e com a resposta rápida dos governos estadual e federal, que entenderam a gravidade do que enfrentávamos e nos atenderam liberando recursos que nos possibilitaram superar mais essa crise. Como sempre, a população também entendeu e nos apoiou.

Isso tudo mostra que essa cidade moderna e solidária segue firme em sua vocação para recomeçar. Também segue firme no talento para crescer e se desenvolver, acreditando sempre na força da superação do seu povo.

Sem dúvida, temos muito a fazer, mas também temos muito o que comemorar neste 206º aniversário. Parabéns a nossa Morada do Sol, a morada da superação.

*Edinho Silva é prefeito de Araraquara

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias